Logo Passei Direto
Buscar
Acerca do sistema constitucional de proteção dos direitos humanos e fundamentais, é correto afirmar: Escolha uma opção: a. A norma constitucional atribui legitimidade exclusiva ao Ministério Público para a propositura de ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. b. De acordo com a posição firmada pelo Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais de direitos humanos incorporados antes da inserção do § 3º no artigo 5º da Constituição Federal, levada a efeito pela Emenda Constitucional nº 45/2004, possuem hierarquia constitucional, prevalecendo em face de qualquer norma infraconstitucional interna. c. Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. d. O serviço público de assistência jurídica integral e gratuita prestado pela Defensoria Pública é caracterizado pelo acesso universal, tal como o serviço público na área da saúde. e. Ação popular teve o seu objeto ampliado por disposição da Constituição Federal de 1988, autorizando expressamente o seu manuseio para a defesa dos direitos do consumidor.
User badge image
Fabiana Passos

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A norma constitucional atribui legitimidade exclusiva ao Ministério Público para a propositura de ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Análise: O Ministério Público tem legitimidade para a propositura de ação civil pública, mas não é a única entidade que pode fazê-lo. Portanto, essa afirmação é incorreta. b) De acordo com a posição firmada pelo Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais de direitos humanos incorporados antes da inserção do § 3º no artigo 5º da Constituição Federal, levada a efeito pela Emenda Constitucional nº 45/2004, possuem hierarquia constitucional, prevalecendo em face de qualquer norma infraconstitucional interna. Análise: Essa afirmação está correta. O STF reconheceu que tratados internacionais de direitos humanos têm status de norma constitucional. c) Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. Análise: Essa afirmação é verdadeira, mas não é a mais direta em relação ao sistema constitucional de proteção. d) O serviço público de assistência jurídica integral e gratuita prestado pela Defensoria Pública é caracterizado pelo acesso universal, tal como o serviço público na área da saúde. Análise: Embora a Defensoria Pública tenha um caráter de acesso universal, a comparação com a saúde não é precisa em termos de direitos fundamentais. e) Ação popular teve o seu objeto ampliado por disposição da Constituição Federal de 1988, autorizando expressamente o seu manuseio para a defesa dos direitos do consumidor. Análise: A ação popular não foi ampliada para incluir a defesa dos direitos do consumidor, portanto, essa afirmação é incorreta. Diante da análise, a alternativa correta é: b) De acordo com a posição firmada pelo Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais de direitos humanos incorporados antes da inserção do § 3º no artigo 5º da Constituição Federal, levada a efeito pela Emenda Constitucional nº 45/2004, possuem hierarquia constitucional, prevalecendo em face de qualquer norma infraconstitucional interna.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Constituição se traduz na lei essencial e imprescindível de um Estado moderno, onde estão contidas as normas referentes a vários aspectos da esfera pública e privada como forma de governo, organização dos poderes públicos, distribuição de competências e direitos e deveres dos cidadãos. Atualmente em vigor, a Constituição de 1988 foi promulgada no governo de José Sarney. Foi elaborada por uma Assembleia Constituinte, legalmente convocada e eleita e a primeira a permitir a incorporação de emendas populares. O Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, ao entregá-la à nação, chamou-a de “Constituição Cidadã”.
Qual dos seguintes artigos das Constituição Brasileira de 1988 define que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes...”
a. Artigo 5º.
b. Artigo 4º.
c. Artigo 1º.
d. Artigo 6º.
e. Artigo 3º.

O Direito Constitucional faz parte do Direito Público focado no estudo dos princípios e normas que organizam o Estado, os poderes, os órgãos públicos, bem como os direitos individuais e coletivos. Está acima de todos os outros ramos do direito e seu objeto de estudo é a Constituição Política do Estado, principal documento que deve ser respeitado e obedecido. As primeiras constituições possuíam apenas a organização do Estado, bem como os direitos e garantias das liberdades individuais. Esse modelo durou até a metade do século XX, que logo depois foi substituído pelas constituições da Alemanha (Weimer - 1919) e do México (1917), que garantiam direitos culturais, sociais e econômicos. Já nos Estados Unidos a primeira surgiu com a Revolução Norte-Americana.
Sobre o Direito Constitucional e Estado, assinale a afirmação incorreta.
a. Pode-se conceituar Constituição enquanto o “conjunto de normas fundamentais e supremas, que podem ser escritas ou não, responsáveis pela criação, estruturação e organização político-jurídica de um Estado”.
b. Conceitua-se Estado como “a organização de um povo sobre um território determinado, dotada de soberania”.
c. O Direito Constitucional é classificado como um ramo do Direito Público Externo.
d. Direito Constitucional Geral estuda a teoria geral do direito constitucional, tais como: hermenêutica, interpretação e aplicação das normas e conceitos.
e. Todo Estado tem uma Constituição, independentemente de ser um texto escrito, para dispor sobre a organização estatal.

O conjunto de normas jurídicas chama-se ordenamento. Uma norma que pertence ao ordenamento é considerada válida e, portanto, pode ser qualificada de jurídica. O ordenamento jurídico brasileiro é baseado na tradição romano-germânica, isto é, civilista. A Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor desde 5 de outubro de 1988, é a Lei Maior do país e caracteriza-se por sua forma rígida, organizando o país em uma República Federativa, formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. Os 26 estados federados têm autonomia para elaborar suas próprias Constituições Estaduais e leis. Entretanto, sua competência legislativa é limitada pelos princípios estabelecidos na Constituição Federal.
Considerando o Ordenamento Jurídico é possível questionar a constitucionalidade das normas do ordenamento jurídico através do chamado controle de constitucionalidade, que nada mais é do que a fiscalização de compatibilidade entre as condutas dos poderes públicos e as normas constitucionais, organize a coluna abaixo pela relação de superioridade, sendo 1 a maior superioridade e 4 a menor superioridade.
(           ) Constituição
(           ) Atos Normativos: Portarias, Resoluções, etc.
(           ) Leis, Decretos e Jurisprudência.
(           ) Contratos, Sentenças Judiciais, Atos e Negócios Jurídicos.
a. 2, 3, 1, 4.
b. 4, 3, 2, 1.
c. 1, 3, 2, 4.
d. 1, 3, 4, 2.
e. 1, 2, 3, 4.

Mais conteúdos dessa disciplina