Cultura não é uma ideia nova. Cada campo de estudo tem seu conceito central – mercado em economia, política em ciência política, estratégia em administração estratégica e assim por diante –, e a cultura é, há muito, o conceito central da antropologia. Do ponto de vista da antropologia, a cultura está em tudo o que nos cerca – naquilo que bebemos, na música que ouvimos, na maneira pela qual nos comunicamos. Ao mesmo tempo, cultura é aquilo que é único no modo como fazemos todas essas coisas. Ela trata daquilo que diferencia uma organização de outra”.
Fonte: MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPELL, J.
Safári de Estratégia
: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Em relação a esse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. A estratégia emerge mais de um processo pragmático e de comprometimento, do que de uma série racional de grandes saltos para frente.
II. Processo de formação estratégica é coletivo.
III. A estratégica sofre influência de valores e crenças dos colaboradores da empresa
Está correto o que se afirma em:
Questão 3
Resposta
a.
I e II, apenas
b.
II e III, apenas
c.
I, II e III
d.
I e III, apenas
e.
II, apenas
Ed
ano passado
Vamos analisar cada afirmativa: I. A estratégia emerge mais de um processo pragmático e de comprometimento, do que de uma série racional de grandes saltos para frente. Verdadeiro, essa afirmativa reflete uma visão contemporânea da estratégia, que considera a prática e o comprometimento como fundamentais. II. Processo de formação estratégica é coletivo. Verdadeiro, a formação da estratégia geralmente envolve a colaboração de diferentes partes interessadas dentro da organização. III. A estratégia sofre influência de valores e crenças dos colaboradores da empresa. Verdadeiro, os valores e crenças dos colaboradores impactam diretamente a formação e a execução da estratégia. Dessa forma, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c) I, II e III.