Logo Passei Direto
Buscar
A integridade em uma primeira aproximação, é uma das diretrizes básicas do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição de 1988, mas que no texto constitucional não tem a expressão integralidade, mas o texto fala em atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, então o termo integralidade tem sido utilizado correntemente para designar exatamente essa diretriz. Sobre os eixos que compõem a integralidade, assinale a alternativa INCORRETA:

A Investir na construção de colegiados gestores nos serviços de saúde que incluam a participação da população.
B Estimular e fortalecer a relação dos serviços de saúde com os territórios em que se localizam.
C Estimular e fortalecer práticas no campo da atenção à saúde que favoreçam o uso adequado de medicamentos e à desmedicalização sempre que possível.
D Estimular e fortalecer a organização do trabalho individual.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a alternativa INCORRETA sobre os eixos que compõem a integralidade no SUS, vamos analisar cada uma delas: A) Investir na construção de colegiados gestores nos serviços de saúde que incluam a participação da população. - Esta alternativa está correta, pois a participação da população é fundamental para a integralidade. B) Estimular e fortalecer a relação dos serviços de saúde com os territórios em que se localizam. - Também está correta, já que a integralidade envolve a atenção às necessidades locais. C) Estimular e fortalecer práticas no campo da atenção à saúde que favoreçam o uso adequado de medicamentos e à desmedicalização sempre que possível. - Esta alternativa é correta, pois a desmedicalização é uma abordagem que busca evitar o uso excessivo de medicamentos. D) Estimular e fortalecer a organização do trabalho individual. - Esta alternativa é INCORRETA, pois a integralidade no SUS busca promover o trabalho em equipe e a intersetorialidade, não apenas a organização do trabalho individual. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entre os modelos assistenciais, um deles, o Assistencial Alternativo, pode ser considerado como em construção ao longo do tempo, desde a primeira tentativa de descentralização da saúde com o Sistema Único de Descentralização de Saúde (SUDS). Acerca dos propósitos do Modelo Assistencial Alternativo, assinale a alternativa CORRETA:

A A hierarquização da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS, consideram as necessidades de saúde da população e proporcionam a reorganização da demanda.
B A integralidade da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e diretrizes do SUS, não consideram as necessidades de saúde da população, focando-se apenas no perfil epidemiológico para controlar os problemas de saúde.
C A integralidade da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS, consideram as necessidades de saúde da população e proporcionam a reorganização da demanda, além de cogitar o perfil epidemiológico para controlar os problemas de saúde.
D A intersetorialização da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS, não consideram as necessidades de saúde da população e proporcionam reorganização da demanda, cogitando o perfil epidemiológico para controlar os problemas de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina