Ed
há 11 meses
A docimásia hidrostática pulmonar é um exame utilizado para determinar se um recém-nascido estava vivo ao nascer, analisando a flutuabilidade dos pulmões em água. Vamos analisar as alternativas: A) A autônoma - Não é uma afirmação clara sobre a docimásia. B) A última fase objetiva confirmar a positividade das demais - Isso faz sentido, pois a última fase pode confirmar os resultados anteriores. C) A 1ª fase positiva interrompe o prosseguimento das demais - Isso é verdade, pois se a primeira fase for positiva, não é necessário continuar. D) Deve realizar rotineiramente as quatro fases da prova - Não é necessário realizar todas as fases se a primeira já for positiva. E) Não se presta para determinar vida autônoma - A docimásia é, de fato, utilizada para isso. A alternativa correta, considerando que a primeira fase negativa implica que as demais podem ser positivas, mas a primeira positiva interrompe o teste, é: C) A 1ª fase positiva interrompe o prosseguimento das demais.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Luciene Oliveira
há 7 meses
(UFU, 2011)
“[...] devia ser um ponto capital para o historiador reflexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil se acham estabelecidas as condições para o aperfeiçoamento de três raças humanas.”
(MARTIUS, 1982, p. 89)
Considerando o texto escrito por Martius e publicado em 1845 pela Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, assinale a alternativa correta.
A
O autor demonstra que o branco português não obteve participação tão significativa na formação histórica do Brasil quanto o africano ou o indígena.
B
O autor procura, em uma perspectiva evolutiva da humanidade, demonstrar que a história do Brasil é o resultado do cruzamento gradativo entre brancos, indígenas e africanos de forma hierarquizada, com os brancos sendo o grupo principal.
C
O aperfeiçoamento das três raças no Brasil é resultado de um conjunto de políticas de branqueamento populacional, ao mesmo tempo que se extinguem as populações africanas e indígenas.
D
O branco teria de aprender a cultura e a língua do indígena para sobreviver no Brasil, assim como deveria aprender a cultura do trabalho com o africano para desenvolver-se economicamente.
E
A identificação de uma democracia racial equilibrada pelas relações afetivas marca a concepção de três raças no Brasil.