Logo Passei Direto
Buscar
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem entre suas diretrizes a descentralização, o atendimento integral e a participação da comunidade. Além disso, a Lei n. 8.080/1990 traz alguns princípios que devem ser obedecidos por todos que fazem parte do SUS. Acerca desses princípios analise a alternativa a seguir e aponte a exceção.

a ) O princípio da universalidade prevê o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
b ) A integralidade de assistência é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
c ) Um dos princípios do SUS preconiza a divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário.
d ) O SUS deve ter capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.
e ) O SUS prevê a organização dos serviços públicos de modo a facilitar a duplicidade de meios para fins idênticos.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): a) O princípio da universalidade prevê o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. - Correto, este é um dos princípios fundamentais do SUS. b) A integralidade de assistência é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. - Correto, descreve bem o princípio da integralidade. c) Um dos princípios do SUS preconiza a divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário. - Correto, a transparência e a informação são importantes no SUS. d) O SUS deve ter capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência. - Correto, isso está alinhado com a proposta de um sistema de saúde eficaz. e) O SUS prevê a organização dos serviços públicos de modo a facilitar a duplicidade de meios para fins idênticos. - Esta alternativa é a exceção, pois o SUS busca evitar a duplicidade de serviços, promovendo a eficiência e a economia. Portanto, a alternativa que apresenta a exceção é: e) O SUS prevê a organização dos serviços públicos de modo a facilitar a duplicidade de meios para fins idênticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei nº 8.080/90 trata das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

De acordo com tal lei, o Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições

a ) públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta, sendo vedada a participação da iniciativa privada no SUS, ainda que em caráter complementar.
b ) públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, sendo que a iniciativa privada poderá participar do SUS em caráter complementar.
c ) públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta, excluídas as instituições de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.
d ) privadas e públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta, excluídas as instituições de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.
e ) privadas, em caráter solidário, e públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta, excluídos os entes da Administração Indireta e as instituições de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para a saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina