Logo Passei Direto
Buscar

Direito Processual Penal

Colégio Objetivo
O inquérito policial é um procedimento policial administrativo, criado pelo decreto imperial 4.824/1871, e previsto no Código de Processo Penal Brasileiro como fundamental procedimento investigativo da polícia judiciária brasileira. Uma vez iniciado o inquérito, a autoridade policial tem prazos para concluí-lo, mas esses prazos dependem de estar o indiciado solto ou preso. Em relação aos prazos, marque verdadeiro ou falso: ( ) O prazo é de 10 dias prorrogáveis por mais 15 dias em se tratando de Indiciado preso. ( ) O prazo é de 10 dias prorrogáveis por mais 10 dias em se tratando de Indiciado solto. ( ) O prazo é de 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias em se tratando de Indiciado solto, em crimes previstos na Lei de Drogas. ( ) O prazo é 07 dias improrrogáveis em se tratando de Indiciado preso, em crimes contra a Economia Popular.. Escolha uma opção: a. V-F-F-V b. V-V-V-V c. F-V-F-V d. F-F-V-V e. V-F-F-F
User badge image
Calvino Manoel

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os prazos do inquérito policial: ( ) O prazo é de 10 dias prorrogáveis por mais 15 dias em se tratando de Indiciado preso. É verdadeira (V). O prazo para conclusão do inquérito policial em caso de indiciado preso é de 10 dias, podendo ser prorrogado por mais 15 dias, totalizando 25 dias. ( ) O prazo é de 10 dias prorrogáveis por mais 10 dias em se tratando de Indiciado solto. É falsa (F). O prazo para indiciado solto é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, conforme o artigo 10 do CPP. ( ) O prazo é de 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias em se tratando de Indiciado solto, em crimes previstos na Lei de Drogas. É verdadeira (V). Para crimes previstos na Lei de Drogas, o prazo é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias. ( ) O prazo é 07 dias improrrogáveis em se tratando de Indiciado preso, em crimes contra a Economia Popular. É verdadeira (V). Para crimes contra a Economia Popular, o prazo é de 7 dias e é improrrogável. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. V 4. V Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: a) V - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Eduardo está sendo indiciado pela suposta prática do delito de extorsão. Foi instaurado o Inquérito Policial, que correu dentro do prazo legal, sendo que a Autoridade competente elaborou o relatório final. Neste relatório o delegado de polícia entendeu que todos os elementos que foram colhidos durante a investigação apontavam para a pessoa de Eduardo como efetivo autor do crime de extorsão. Por entender que estavam demonstrados com suficiência os indícios de autoria e de materialidade do delito, o delegado fez remessa dos autos de inquérito para o representante do Ministério Público. Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Caso o membro do Ministério Público permaneça inerte e não ofereça denúncia dentro do prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública dentro do prazo de seis meses contados a partir do dia em que esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.
b. Caso o representante do Ministério Público entenda serem necessárias novas diligências para elucidação do caso e, desta forma, seja excedido o prazo para o oferecimento da denúncia, será possível ação penal privada subsidiária da pública.
c. Caso o membro do Ministério Público ofereça denúncia, se a vítima, seu representante legal, ou terceiro interessado entender insuficiente a acusação, poderá ingressar com ação penal privada subsidiária da pública desde que respeitado o prazo legal de seis meses contados a partir do oferecimento da denúncia.
d. Caso o membro do Ministério Público se mantenha inerte e não ofereça denúncia no prazo legal, será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo; por questão de justiça criminal, ela é de exercício imprescritível.
e. Caso o membro do Ministério Público entenda ser hipótese de arquivamento dos autos do inquérito policial, tendo ocorrido o efetivo arquivamento, ainda será possível ação penal privada subsidiária da pública a qualquer tempo e independente de condições, com base na inafastabilidade do controle jurisdicional.

Mais conteúdos dessa disciplina