Logo Passei Direto
Buscar
O exame do papel que desempenham as atividades educacionais, científicas e tecnológicas como fator dinâmico do processo de desenvolvimento, vem merecendo crescente atenção nos últimos anos. Numerosos estudos até aqui empreendidos enriqueceram o corpo teórico das ciências sociais e despertaram em autoridades governamentais a intenção de utilizar o chamado progresso técnico como alavanca para que mais rapidamente sejam atingidos os objetivos nacionais. No Brasil, o debate sobre questões relativas à incorporação e difusão do progresso técnico em etapas passadas da industrialização e em especial, a modalidade que esta assume na fase atual, ao mesmo tempo que possibilita a descoberta de fenômenos que operam na sociedade coloca claramente a urgência de tomada de consciência no sentido de identificar objetivos e ações tais que promovam a eliminação de distorções existentes.


BIATO, Francisco Almeida. Política tecnológica e política industrial. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 61-66, Jun. 1974. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rae/v14n3/v14n3a05.pdf. Acesso em 07 abr 2019.


A política industrial e de comércio é uma das múltiplas expressões do Estado para a promoção do desenvolvimento e do crescimento da base econômica, mediante ações e políticas públicas direcionadas.

A respeito desta expressão política e suas características, com especial enfoque ao caso brasileiro, é correto enfatizar que


Escolha uma opção:

a.

a política industrial, de acordo com o modelo liberal, apresenta sempre um caráter seletivo, de modo a eleger setores privilegiados de maior produtividade. 

b.

de acordo com o paradigma schumpeteriano, a política industrial deve abranger a criação de instrumentos de apoio à indústria, que viabilizem a criação de tecnologias e a atividade inovadora dos agentes econômicos.

c.

a dinâmica da política de comércio de bens industrializados deve ser regulada por políticas específicas, sobretudo macroeconômicas, dissociando-se, portanto, da Política Industrial.

d.

o setor
User badge image
Arnaldo Ferreira lima

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: a) A política industrial, de acordo com o modelo liberal, apresenta sempre um caráter seletivo, de modo a eleger setores privilegiados de maior produtividade. - Essa afirmação não é totalmente precisa, pois o modelo liberal geralmente defende a não intervenção do Estado na escolha de setores. b) De acordo com o paradigma schumpeteriano, a política industrial deve abranger a criação de instrumentos de apoio à indústria, que viabilizem a criação de tecnologias e a atividade inovadora dos agentes econômicos. - Esta alternativa está correta, pois o paradigma schumpeteriano enfatiza a inovação e a criação de tecnologias como fundamentais para o desenvolvimento econômico. c) A dinâmica da política de comércio de bens industrializados deve ser regulada por políticas específicas, sobretudo macroeconômicas, dissociando-se, portanto, da Política Industrial. - Essa afirmação não é correta, pois a política de comércio e a política industrial estão interligadas e não devem ser dissociadas. d) O setor - Esta opção está incompleta e não pode ser avaliada. Com base na análise, a alternativa correta é: b) de acordo com o paradigma schumpeteriano, a política industrial deve abranger a criação de instrumentos de apoio à indústria, que viabilizem a criação de tecnologias e a atividade inovadora dos agentes econômicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina