Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal de 1988 estabelece expressamente como remédio jurídico para a hipótese da ausência de uma norma regulamentadora tornar inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais inerentes à nacionalidade ou à cidadania, a ação denominada:

(A) Mandado de Segurança.
(B) Habeas Data.
(C) Habeas Corpus.
(D) Mandado de Injunção.
(E) Ação Popular.
User badge image
PublicoGestor

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A questão aborda a situação em que a ausência de uma norma regulamentadora impede o exercício de direitos e liberdades constitucionais. A Constituição Federal de 1988 prevê um remédio jurídico específico para essa situação. Vamos analisar as alternativas: (A) Mandado de Segurança - Utilizado para proteger o direito líquido e certo, mas não se aplica diretamente à ausência de norma regulamentadora. (B) Habeas Data - Destina-se a garantir o acesso a informações pessoais, não se relaciona com a falta de norma regulamentadora. (C) Habeas Corpus - Protege a liberdade de locomoção, não se aplica à questão. (D) Mandado de Injunção - É o remédio jurídico que visa suprir a falta de norma regulamentadora que inviabiliza o exercício de direitos e liberdades constitucionais. (E) Ação Popular - Permite que qualquer cidadão questione a legalidade de atos administrativos, mas não é o remédio específico para a ausência de norma. Portanto, a alternativa correta é: (D) Mandado de Injunção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) estabelece normas referentes às Comissões de Ética. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes. I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público. II. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, de contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor em que prevaleça o interesse do Estado. III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de advertência verbal e, em caso de reincidência, a de censura pública, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. Está correto o que se afirma em:

(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) duas das afirmativas, somente.
(E) todas as afirmativas.

Mais conteúdos dessa disciplina