Ed
há 2 anos
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar qual delas descreve corretamente o pressuposto da teoria construtivista: a) No construtivismo a escrita é concebida como simples transcrição do sonoro para um código visual. - Esta afirmação não reflete o construtivismo, que vê a escrita como um processo mais complexo. b) No empirismo rompe-se com a visão inatista de conceber a alfabetização como ensinamento do código alfabético: identifica-se a natureza alfabética da escrita. - Esta afirmação fala sobre o empirismo, não sobre o construtivismo. c) No construtivismo a escrita é aprendida pela criança como um código a ser treinado e codificado de forma correta e alfabética desde os primeiros dias da alfabetização. - Essa visão é mais rígida e não reflete a flexibilidade do construtivismo. d) No empirismo, a criança participa de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita são valorizadas pela escola. - Novamente, esta afirmação se refere ao empirismo, não ao construtivismo. e) No construtivismo a criança é um sujeito em permanente construção do seu conhecimento e não se considera que há erro e sim um processo de aprendizagem em andamento. - Esta afirmação reflete bem o pressuposto do construtivismo, que valoriza o processo de aprendizagem contínuo e a construção do conhecimento. Portanto, a alternativa correta é: e) No construtivismo a criança é um sujeito em permanente construção do seu conhecimento e não se considera que há erro e sim um processo de aprendizagem em andamento.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material