Logo Passei Direto
Buscar

Recursos Humanos

Colégio Objetivo
Em (Freire, 1996) encontramos vários saberes apresentados por ele como necessários à formação do (a) educador(a). Um deles se refere à “nossa responsabilidade ética no exercício de nossa tarefa docente”. O autor explica que educadores e educandos não podem escapar à rigorosidade ética e que é preciso distinguir “a ética menor, restrita, do mercado, que se curva obediente aos interesses do lucro” da “ética universal do ser humano”, indissociável do processo de humanização. Na ótica freireana, podemos afirmar que:

a) Cada professor (a) deve ter a autonomia de aprovar ou reprovar seus(suas) estudantes, porque tem a responsabilidade ética no exercício de sua prática educativa.
b) A ética é inseparável da prática educativa, enquanto prática formadora, comprometida com a formação plena do ser humano.
c) A ética do mercado e a ética universal do ser humano são convergentes, pois visam à democratização da educação.
d) A educação bancária defende a ética empresarial do ser humano, pois garante uma educação para os(as) brasileiros(as) sem distinção.
User badge image
rh360

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas com base na perspectiva de Paulo Freire sobre a ética na educação: a) Cada professor (a) deve ter a autonomia de aprovar ou reprovar seus(suas) estudantes, porque tem a responsabilidade ética no exercício de sua prática educativa. - Embora a autonomia do professor seja importante, essa afirmação não reflete a visão de Freire sobre a ética, que vai além da simples aprovação ou reprovação. b) A ética é inseparável da prática educativa, enquanto prática formadora, comprometida com a formação plena do ser humano. - Esta alternativa está alinhada com a visão de Freire, que enfatiza a importância da ética na formação integral do educador e do educando. c) A ética do mercado e a ética universal do ser humano são convergentes, pois visam à democratização da educação. - Freire critica a ética do mercado, portanto, essa afirmação não é correta. d) A educação bancária defende a ética empresarial do ser humano, pois garante uma educação para os(as) brasileiros(as) sem distinção. - Freire critica a educação bancária, então essa afirmação também não é correta. A alternativa que melhor reflete a visão de Freire sobre a ética na educação é: b) A ética é inseparável da prática educativa, enquanto prática formadora, comprometida com a formação plena do ser humano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a seguinte situação ocorrida em uma das capitais brasileiras já nesse início de Terceiro Milênio: Os adolescentes Sivando e Deudo foram presos em flagrante de ato infracional porque, em 13 de janeiro de 2006, subiram num ônibus de circulação em área nobre da cidade e puxaram armas de fogo ameaçando os passageiros inclusive com crianças de colo, tomando-lhes carteiras, celulares e outros objetos de valor. Os menores foram conduzidos em compartimento fechado da viatura da Polícia Civil, juntamente com dois outros presos com passagem pela polícia, que haviam cometido crime de roubo em loja situada num movimentado espaço de souvenirs horas antes. A requerimento do Ministério Público estadual, o juiz da infância e juventude da cidade determinou a internação provisória dos referidos adolescentes. Analise a situação hipotética acima descrita, assinale a opção correta à luz do ECA:

a) O requerimento do Ministério Público é nulo, de internação provisória do adolescentes, é nulo, pois a apuração de ato infracional é da competência exclusiva da autoridade policial.
b) Sivando e Deudo não poderiam ter sido conduzidos em compartimento fechado de veículo policial juntamente com presos com passagem pela polícia, pois isso implicou em risco à integridade física dos menores.
c) A internação provisória dos adolescentes supracitados poderá ser cumprida em estabelecimento prisional, desde que em seção isolada dos adultos e com instalações apropriadas.
d) Mesmo em casos dessa natureza, é vedada a divulgação de atos policiais e judiciais a que se atribua autoria de ato infracional, permitindo-se apenas a identificação das iniciais do nome e sobrenome dos menores.

Mais conteúdos dessa disciplina