Logo Passei Direto
Buscar

Recursos Humanos

Colégio Objetivo
Analise as atividades abaixo e selecione somente aquelas em que se pode verificar situações voltadas para o alfabetizar letrando. I. A professora entrega aos alunos uma folha contendo o desenho de três animais e pede para que escrevam seus nomes e depois circulem a letra inicial de cada palavra. As crianças ditam para a professora escrever cada uma das inicias no quadro. Por fim as crianças devem ir até a lousa e escrever os nomes dos colegas de sala que começam pelas letras que foram registradas. II. Na lousa está fixado um cartaz em letra de forma com a cantiga “Cai, cai, balão”. A professora o lê apontando as palavras e cantando, além de explorar o significado da palavra balão e como ele é chamado em outras regiões. Depois entrega um balão para cada criança brincar e no final estourar, retirando de dentro a letra surpresa que formará a palavra balão. III. Cada aluno recebe uma ficha contendo nomes de alguns brinquedos a que tiveram acesso no parque. Eles devem preencher a tabela registrando quantas letras a palavra possui, quantas vezes abre-se a boca para falar a palavra e quais são as letras iniciais e finais. IV. A professora solicita que os alunos recitem o alfabeto na ordem. Depois forma dois grupos e sorteia letras (por exemplo o T) para que digam em voz alta a sequência de sílabas: TA – TE – TI – TO – TU. O grupo que errar menos é o vencedor. A sequência correta é:

a) Todos os itens devem ser selecionados
b) Somente o item IV não deve ser selecionado
c) Apenas os itens I e II devem ser selecionados
d) O único item selecionado é o primeiro
User badge image
rh360

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada item em relação ao conceito de alfabetizar letrando: I. A atividade envolve a escrita dos nomes dos animais, a identificação da letra inicial e a escrita dos nomes dos colegas. Isso promove a consciência fonológica e a relação entre letras e sons, portanto, é uma atividade voltada para o alfabetizar letrando. (Correto) II. A leitura da cantiga, a exploração do significado da palavra "balão" e a atividade lúdica com o balão também promovem a consciência fonológica e a relação com a escrita. Portanto, essa atividade também é voltada para o alfabetizar letrando. (Correto) III. A ficha que envolve contar letras, abrir a boca para falar e identificar letras iniciais e finais também é uma atividade que promove a consciência fonológica e a escrita. (Correto) IV. A recitação do alfabeto e a formação de grupos para dizer sílabas é uma atividade mais voltada para a memorização do alfabeto e não necessariamente para o processo de alfabetização letrando, pois não envolve a escrita ou a relação com palavras de forma prática. (Incorreto) Com base na análise, os itens I, II e III são voltados para o alfabetizar letrando, enquanto o item IV não é. Portanto, a alternativa correta é: a) Todos os itens devem ser selecionados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a seguinte situação ocorrida em uma das capitais brasileiras já nesse início de Terceiro Milênio: Os adolescentes Sivando e Deudo foram presos em flagrante de ato infracional porque, em 13 de janeiro de 2006, subiram num ônibus de circulação em área nobre da cidade e puxaram armas de fogo ameaçando os passageiros inclusive com crianças de colo, tomando-lhes carteiras, celulares e outros objetos de valor. Os menores foram conduzidos em compartimento fechado da viatura da Polícia Civil, juntamente com dois outros presos com passagem pela polícia, que haviam cometido crime de roubo em loja situada num movimentado espaço de souvenirs horas antes. A requerimento do Ministério Público estadual, o juiz da infância e juventude da cidade determinou a internação provisória dos referidos adolescentes. Analise a situação hipotética acima descrita, assinale a opção correta à luz do ECA:

a) O requerimento do Ministério Público é nulo, de internação provisória do adolescentes, é nulo, pois a apuração de ato infracional é da competência exclusiva da autoridade policial.
b) Sivando e Deudo não poderiam ter sido conduzidos em compartimento fechado de veículo policial juntamente com presos com passagem pela polícia, pois isso implicou em risco à integridade física dos menores.
c) A internação provisória dos adolescentes supracitados poderá ser cumprida em estabelecimento prisional, desde que em seção isolada dos adultos e com instalações apropriadas.
d) Mesmo em casos dessa natureza, é vedada a divulgação de atos policiais e judiciais a que se atribua autoria de ato infracional, permitindo-se apenas a identificação das iniciais do nome e sobrenome dos menores.

Mais conteúdos dessa disciplina