Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96), em seu título III, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

a) progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino fundamental.
b) atendimento gratuito a crianças até 12 anos de idade na rede regular de ensino.
c) educação básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 14 (quatorze) anos de idade.
d) vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.
User badge image
Didaticamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa em relação à LDB nº 9394/96: a) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino fundamental. - Correto, a LDB prevê a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino fundamental. b) Atendimento gratuito a crianças até 12 anos de idade na rede regular de ensino. - Parcialmente correto, mas a LDB não especifica que o atendimento deve ser apenas até 12 anos, pois a educação infantil e o ensino fundamental têm suas próprias diretrizes. c) Educação básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 14 (quatorze) anos de idade. - Correto, a LDB estabelece que a educação básica é obrigatória e gratuita, abrangendo essa faixa etária. d) Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. - Correto, a LDB garante o direito à vaga na educação infantil a partir dos 4 anos. Analisando as alternativas, as que estão corretas são a), c) e d). No entanto, como a pergunta pede a alternativa que contém todos os itens verdadeiros, a alternativa correta é: d) vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

08. Considerando as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) anos, fixadas pela Resolução 07, de 14 de dezembro de 2010, do CNE, assinale a alternativa correta acerca de princípios que devem orientar a Educação Especial.

a) O atendimento educacional especializado aos alunos da Educação Especial pode substituir a escolarização, uma vez que amplia o acesso ao conhecimento escolar e proporciona independência aos educandos para a realização de tarefas, favorecendo a sua autonomia.
b) O projeto político-pedagógico da escola e o regimento escolar, amparados na legislação vigente, deverão contemplar a melhoria das condições de acesso e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, o que deve acontecer por meio da disponibilidade de turmas específicas destinadas exclusivamente a alunos especiais.
c) Os recursos de acessibilidade são aqueles que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência e mobilidade reduzida, por meio da utilização de materiais didáticos, dos espaços, mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e outros serviços.
d) O atendimento educacional, que deve acontecer em salas de recursos multifuncionais na própria escola, em outra escola ou em centros especializados, não poderá ser oferecido no contraturno, e deve ser implementado e conduzido por professores com formação em Pedagogia.

Mais conteúdos dessa disciplina