Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o tema, marque a alternativa que apresenta corretamente a localização de certos grupos indígenas no Ceará.

A) Os Cariris ficam situados em parte do sertão central e também no extremo norte da Capitania, onde viveram os cariris, propriamente ditos.
B) Os Potiguares, originários do Piauí, localizavam-se nas margens do Baixo Jaguaribe.
C) Os Canindés e os Jenipapos ocupavam as regiões que equivalem aos municípios de Sobral e Groaíras.
D) Os Tremembés ocupavam uma faixa litorânea que ia da baía de São Jorge até as margens do rio Curu.
User badge image
Desafios para Aprender

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a correta sobre a localização dos grupos indígenas no Ceará: A) Os Cariris ficam situados em parte do sertão central e também no extremo norte da Capitania, onde viveram os cariris, propriamente ditos. - Esta descrição é correta, pois os Cariris realmente habitavam essa região. B) Os Potiguares, originários do Piauí, localizavam-se nas margens do Baixo Jaguaribe. - Os Potiguares não são originários do Piauí e sua localização não é exatamente nas margens do Baixo Jaguaribe. C) Os Canindés e os Jenipapos ocupavam as regiões que equivalem aos municípios de Sobral e Groaíras. - Essa informação não é precisa, pois os Canindés e Jenipapos não ocupavam exatamente essas áreas. D) Os Tremembés ocupavam uma faixa litorânea que ia da baía de São Jorge até as margens do rio Curu. - Esta descrição é correta, pois os Tremembés realmente ocupavam essa faixa litorânea. Após a análise, as alternativas A e D estão corretas, mas a A é a que melhor se encaixa na descrição inicial. Portanto, a resposta correta é: A) Os Cariris ficam situados em parte do sertão central e também no extremo norte da Capitania, onde viveram os cariris, propriamente ditos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tomando por base o Movimento dos Sem Terra (MST), assinale a alternativa que está em desacordo com o seu pensamento.

A) Reforma agrária — A nação, por meio do Estado, do Governo, das Leis e da Organização de seu povo, deve zelar, permanentemente, pela soberania, pelo patrimônio coletivo e pela saúde ambiental. É preciso realizar uma ampla Reforma agrária, com caráter popular, para garantir acesso à terra para todos os que nela trabalham.
B) Saúde Pública — O Estado deve garantir e defender a saúde de toda a população, implementando políticas públicas de soberania, segurança alimentar, de condições de vida dignas, como medidas preventivas às doenças. O sistema de saúde pública (SUS) deve ser ampliado e melhorado, combinando com o Programa de Saúde da Família (PSF) preventivo, incluindo o atendimento médico-odontológico e de enfermagem.
C) Desenvolvimento — As políticas de desenvolvimento da economia devem estar baseadas, fundamentalmente, nos interesses de melhoria das condições de vida de toda a população, em especial da população mais pobre. Sua missão é produzir bens que eliminem o grau de pobreza e a desigualdade social existentes em nosso país. A organização da produção deve buscar, em primeiro lugar, o atendimento das necessidades básicas de toda a população brasileira. Por isso, lutamos por uma economia que estimule a produção de bens e possibilite a eliminação da pobreza e da desigualdade social existentes em nosso país. A organização da produção deve buscar, em primeiro lugar, o atendimento das necessidades básicas de toda a população brasileira. Por isso, lutamos por uma economia que estimule a produção de bens e possibilite a eliminação da pobreza e da desigualdade social e que privilegie o trabalho e a qualidade de vida do povo brasileiro, com crescimento e distribuição de renda, valorizando uma economia mais justa e solidária.
D) Diversidade Étnica — Queremos ser uma sociedade que viva harmonicamente com sua diversidade étnica e cultural, com oportunidade desiguais para todos os brasileiros, sem democracia econômica, social, política e cultural, como já determinou a Constituição Brasileira, mas é ignorada na realidade da economia e na prática dos três poderes constituídos.

Mais conteúdos dessa disciplina