Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil, identifique a opção que destaca e explica a regra adequadamente:

A) “Afinal, se as estatísticas sobre o assunto e todas as provas de leitura e língua a que se submetem os alunos brasileiros sempre acabam em números mínimos e vergonhosos, por que insistir nisso?” (Não se usa mais o trema no “u” que forma ditongo com qualquer vogal.)
B) “Achei um desperdício de papel e tinta: de que serve um livro se as pessoas não conseguem entender o que lêem?” (O verbo “ler”, a exemplo do verbo “crer”, não recebe mais acento gráfico quando escrito na 3ª pessoa do plural, no presente do indicativo.)
C) “Mal sabia eu o quanto ainda era um paraíso aquele conjunto de palavras meio desordenado e sem sentido!” (As palavras “mal” e “meio” só têm agora essas formas de escrita (não mais “mau” e “meia”), para que se evita a confusão que existia sobre “mal/meio”-advérbio, com “mau/meia”-adjetivo.)
D) “Tenho saudades do tempo em que ainda não havia aprendido a ler. A vida era tão mais leve, entre brincadeiras à sombra dos laranjais.” (O texto está desatualizado quanto à acentuação, porque não há mais a necessidade do uso do acento grave.)
E) “Já me conheço o suficiente: todos os meus gostos e preferências eu já conheço.” (Todas as palavras paroxítonas não recebem mais acento gráfico no Brasil depois da reforma, porque assim já acontecia em Portugal.)
User badge image
GramáticaEmFoco

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das opções em relação ao Novo Acordo Ortográfico: A) A explicação sobre o uso do trema está correta, pois realmente não se usa mais o trema em palavras que têm "u" formando ditongo com qualquer vogal. Portanto, essa opção está correta. B) A explicação sobre o verbo "ler" e "crer" não receberem mais acento gráfico na 3ª pessoa do plural está incorreta, pois essa regra não se aplica a esses verbos. C) A explicação sobre "mal" e "meio" está errada, pois "mau" e "meia" continuam a existir como adjetivos, e a confusão não foi eliminada dessa forma. D) A afirmação sobre o acento grave está incorreta, pois o acento grave ainda é utilizado em algumas situações, como em crase. E) A explicação sobre palavras paroxítonas não receberem mais acento gráfico está errada, pois algumas continuam a receber. Diante disso, a opção que destaca e explica a regra adequadamente é a: A) “Afinal, se as estatísticas sobre o assunto e todas as provas de leitura e língua a que se submetem os alunos brasileiros sempre acabam em números mínimos e vergonhosos, por que insistir nisso?” (Não se usa mais o trema no “u” que forma ditongo com qualquer vogal.)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina