Logo Passei Direto
Buscar
33. (UEG GO) Atletas de alto desempenho são submetidos a atividades físicas vigorosas e seus músculos requerem uma alta quantidade de energia em baixo suprimento de oxigênio. Nesse caso, o organismo recorre à produção de energia (ATP) por meio da glicólise anaeróbica. Sob essas condições, na presença de NADH, o piruvato é convertido em lactato, conforme mostra a figura abaixo. As informações apresentadas e as particularidades associadas ao catabolismo da glicose permitem concluir que:

a) a reação não produz molécula quiral.
b) em condições aeróbicas, o piruvato é degradado via ciclo do ácido cítrico.
c) na reação descrita, o piruvato é oxidado.
d) o processo descrito é conhecido como fermentação alcoólica.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas informações sobre a glicólise anaeróbica e a conversão de piruvato em lactato: a) A reação não produz molécula quiral. - O lactato é uma molécula que possui um carbono quiral, portanto, essa afirmação é falsa. b) Em condições aeróbicas, o piruvato é degradado via ciclo do ácido cítrico. - Esta afirmação é verdadeira. Em condições aeróbicas, o piruvato é convertido em acetil-CoA e entra no ciclo do ácido cítrico. c) Na reação descrita, o piruvato é oxidado. - Na verdade, o piruvato é reduzido a lactato na presença de NADH, portanto, essa afirmação é falsa. d) O processo descrito é conhecido como fermentação alcoólica. - A conversão de piruvato em lactato é conhecida como fermentação láctica, não alcoólica. Portanto, essa afirmação é falsa. Diante da análise, a alternativa correta é: b) em condições aeróbicas, o piruvato é degradado via ciclo do ácido cítrico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É fato que os isômeros são tão parecidos que muitas vezes são confundidos, o que pode ser trágico em se tratando da saúde. Foi exatamente o que ocorreu na Europa na década de 1960, com o lançamento de um medicamento com efeito tranquilizante e sonífero nomeado de Talidomida. As gestantes da época procuraram por este efeito calmante sem ter ideia do que poderia ocorrer ao feto em gestação. Foi então que se registrou o nascimento de bebês com membros atrofiados (mãos, pés, pernas). Esse efeito teratogênico foi resultado do uso da Talidomida. Através do entendimento sobre isomeria observe as moléculas abaixo e responda: Assinale a alternativa correta:

a) As moléculas I e II são isômeros de posição e I e III são isômeros de função.
b) As moléculas I e III são isômeros de posição.
c) As moléculas I e II são isômeros de cadeia e II e III são isômeros de função.
d) As moléculas II e III não são isômeros.
e) As moléculas I e III são isômeros de cadeia, assim como as moléculas II e III.

O acetato de etila é um flavorizante utilizado na produção alimentícia de balas e gomas de mascar, responsável pelo sabor e aroma de hortelã. O isômero de função do acetato de etila é

a) um éter.
b) uma cetona.
c) um aldeído.
d) um éster.
e) um ácido carboxílico.

A reação de hidratação em meio acido do propino gera inicialmente o produto A que espontaneamente converte-se no produto B, como na reação abaixo: H3C CH H3O + H3C OH CH2 (A) (B) A função química do produto B é

a) Álcool.
b) Cetona.
c) Aldeído.
d) ácido carboxílico.
e) éter.

Mais conteúdos dessa disciplina