Logo Passei Direto
Buscar
QUesTÃO 70 (FCC/TEC. CNMP/ADMINISTRAÇÃO/2015) Os agentes públicos subdividem-se em cinco espécies ou categorias bem diferenciadas, dentre elas, o agente

a) investigador.
b) corporativo.
c) integral.
d) supervisor.
e) delegado.
User badge image
Desvendando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa questão, precisamos lembrar das categorias de agentes públicos conforme a doutrina do Direito Administrativo. Os agentes públicos são geralmente classificados em: 1. Agentes políticos: ocupam cargos eletivos ou de nomeação. 2. Servidores públicos: são aqueles que ocupam cargos efetivos ou comissionados na administração pública. 3. Empregados públicos: vinculados a entidades da administração indireta. 4. Militares: integrantes das Forças Armadas e das polícias. 5. Agentes honorários: que atuam sem remuneração. Analisando as alternativas: a) Investigador - Não é uma categoria formal de agente público. b) Corporativo - Também não é uma categoria reconhecida. c) Integral - Não se encaixa nas categorias de agentes públicos. d) Supervisor - Não é uma categoria formal. e) Delegado - É uma função específica, mas não uma categoria de agente público. Nenhuma das alternativas apresentadas corresponde diretamente a uma das cinco categorias clássicas de agentes públicos. Contudo, se considerarmos a função de "delegado" como um agente que exerce uma função pública, pode-se argumentar que é a mais próxima, já que os delegados são agentes da autoridade em suas funções. Portanto, a alternativa que mais se aproxima do conceito de agente público é: e) delegado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUesTÃO 64 (FCC/TEC LEG/CLDF/AGENTE DE POLÍCIA LEGISLATIVA/2018) Gilda foi nomea- da para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público e o exerce efetivamente há quatro anos. Em conformidade com a Constituição Federal, Gilda

a) é servidora pública estável, desde que cumprida a condição obrigatória de avaliação espe- cial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade, pois são estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público e, portanto, só perderá o cargo em virtude de decisão judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
b) é servidora pública estável, desde que cumprida a condição obrigatória de avaliação es- pecial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade, pois são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, sendo que o servidor público estável só poderá perder o cargo: em virtude de decisão judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
c) não é servidora pública estável, pois são estáveis após cinco anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, só perdendo o cargo em virtude de decisão judicial transitada em julgado.
d) é servidora pública estável, pois são estáveis após três anos de efetivo exercício os servi- dores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público e, portanto, só perderá o cargo em virtude de decisão judicial de órgão colegiado ou transitada em julgado.
e) é servidora pública estável, pois são estáveis após dois anos de efetivo exercício os servi- dores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público e, portanto, só perderá o cargo em virtude de decisão judicial de órgão colegiado ou transitada em julgado ou procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, as- segurada ampla defesa.

Mais conteúdos dessa disciplina