Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da guarda dos filhos após a separação do casal, julgue os itens a seguir.

I De acordo com o STJ, o estabelecimento da guarda compartilhada não se sujeita à transigência dos genitores.

II Na audiência de conciliação, o juiz deverá instar o Ministério Público a informar os pais do significado da guarda compartilhada, da sua importância, da similitude de deveres e dos direitos atribuídos aos genitores bem como das sanções pelo descumprimento de suas cláusulas.

III O descumprimento imotivado de cláusula de guarda compartilhada acarretará a redução do número de horas de convivência com o filho.

IV O pai ou a mãe, em cuja guarda não esteja o filho, poderá visitá-lo e tê-lo em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge, bem como fiscalizar a sua manutenção e educação.

Estão certos apenas os itens

A I e III.
B I e IV.
C II e IV.
D I, II e III.
E II, III e IV.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada um dos itens: I. De acordo com o STJ, o estabelecimento da guarda compartilhada não se sujeita à transigência dos genitores. Essa afirmativa é verdadeira, pois a guarda compartilhada deve ser estabelecida com o interesse do filho em mente, e não pode ser simplesmente negociada entre os pais. II. Na audiência de conciliação, o juiz deverá instar o Ministério Público a informar os pais do significado da guarda compartilhada, da sua importância, da similitude de deveres e dos direitos atribuídos aos genitores bem como das sanções pelo descumprimento de suas cláusulas. Essa afirmativa também é verdadeira, pois o juiz deve garantir que os pais compreendam as implicações da guarda compartilhada. III. O descumprimento imotivado de cláusula de guarda compartilhada acarretará a redução do número de horas de convivência com o filho. Essa afirmativa é falsa. O descumprimento pode levar a outras consequências, mas não necessariamente à redução automática do tempo de convivência. IV. O pai ou a mãe, em cuja guarda não esteja o filho, poderá visitá-lo e tê-lo em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge, bem como fiscalizar a sua manutenção e educação. Essa afirmativa é verdadeira, pois o direito de visitação e fiscalização é garantido. Agora, vamos resumir os itens corretos: - I: Verdadeiro - II: Verdadeiro - III: Falso - IV: Verdadeiro Portanto, os itens corretos são I, II e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A doação de determinado bem a mais de uma pessoa é denominada

a. contemplativa.
b. mista.
c. conjuntiva.
d. divisível.
e. híbrida.

Se, mediante escritura pública, o proprietário de um terreno conceder a terceiro, por tempo determinado, o direito de plantar em seu terreno, então, nesse caso, estará configurado o

a. direito de superfície.
b. direito de uso.
c. usufruto resolutivo.
d. usufruto impróprio.
e. comodato impróprio.

Mais conteúdos dessa disciplina