Logo Passei Direto
Buscar
O oficial de registro imobiliário, antes de registrar o título, deverá verificar se a pessoa que nele figura como alienante é a mesma cujo nome consta no registro como proprietária. Esse procedimento deve-se ao cumprimento do princípio da

a) legalidade.
b) especialidade.
c) continuidade.
d) força probante.
e) territorialidade.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra c) continuidade. Este princípio exige que haja uma sequência ininterrupta de atos registrários, garantindo a segurança jurídica e a autenticidade dos registros imobiliários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre o assunto, escolha o item que qualifica corretamente cada uma das sentenças (I a IV), como Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
I. No que concerne aos atos praticados para os fins previsto na Lei nº 6015/73, no RCPJ haverá os livros A e B, cada um deles com conteúdo especificado na referida Lei.
II. Todos os exemplares de contratos, de atos, de estatuto e de publicações, registrados e arquivados serão encadernados por periódicos certos, acompanhados de índice que facilite a busca e o exame.
III. Os oficiais do RCPJ farão índices, pela ordem cronológica e alfabética, de todos os registros e arquivamentos, podendo adotar o sistema de fichas, mas ficando sempre responsáveis por qualquer erro ou omissão.
IV. A existência legal das pessoas jurídicas só começa com o registro de seus atos constitutivos e quando o funcionamento da sociedade depender de aprovação da autoridade, sem esta não poderá ser feito o registro.
a) I. F; II. F; III. F; IV. V.
b) I. V; II. V; III. V; IV. F.
c) I. F; II. F; III. F; IV. V.
d) I. V; II. V; III. V; IV. V.

Em relação ao enunciado, pode-se afirmar que
a) os estatutos sociais das organizações religiosas não se submetem à qualificação registral por representar ingerência indevida do Estado em afronta á liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos e suas liturgias.
b) embora possam ser criadas livremente, seus estatutos sociais devem ser previamente aprovados pela organização religiosa hierarquicamente superior.
c) o exercício das liberdades de autodeterminação das organizações religiosas deve obedecer à legalidade. Assim, é de rigor a qualificação registral de suas cláusulas estatuárias pelo oficial de registro competente.
d) em decorrência de garantias constitucionais, as organizações religiosas não estão sujeitas à inscrição do Registro Civil de Pessoas Jurídicas, para terem existência legal.

A eventual dissolução de uma associação deve ser registrada
a) em qualquer serventia da circunscrição.
b) no registro público de empresas mercantis da circunscrição.
c) no registro de títulos e documentos onde foi inscrito o ato constitutivo da associação.
d) no registro civil de pessoas jurídicas onde foi inscrito o ato constitutivo da associação.
e) em qualquer registro civil de pessoas jurídicas.

A competência para registrar organizações religiosas é
a) da Junta Comercial do Estado de Alagoas (JUCEAL).
b) do Registro Civil de Pessoas Jurídicas da sede da instituição.
c) da Secretaria do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads).
d) do Registro Civil das Pessoas Naturais da sede da instituição.

Dos atos constitutivos de pessoas jurídicas, quando o seu objeto ou circunstâncias relevantes indiquem destino ou atividades ilícitos ou contrários, nocivos ou perigosos ao bem público, à segurança do Estado e da coletividade, à ordem pública ou social, à moral e ais bons costumes.
a) O oficial do registro, de ofício ou por provocação de qualquer autoridade, sobrestará no processo de registro e suscitará dúvida para o Juiz, que a decidirá.
b) A suscitação de dúvida somente é facultada ao oficial do registro de imóveis.
c) O oficial do registro deverá indeferir de plano o registro e devolver os documentos ao interessado.
d) Não se permite suscitação de dúvida ex officio no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

A respeito da escrituração no registro civil das pessoas jurídicas, assinale a opção correta.
a) A existência legal de sindicato inicia-se com o registro do correspondente estatuto no Ministério do Trabalho e Emprego e no Tribunal Superior do Trabalho, respectivamente, constituindo mera formalidade o registro dos referidos documentos no registro civil das pessoas jurídicas.
b) No ofício de registro civil das pessoas jurídicas, deve haver dois livros, o A e o B, este, com cento e cinquenta folhas, destinado exclusivamente à matrícula de oficinas impressoras, jornais periódicos, empresas de radiodifusão e agências de notícias.
c) Os atos constitutivos das sociedades anônimas devem ser registrados no livro A, que deve conter trezentas folhas e ser organizado por índices, em ordem cronológica e alfabética, de todos os registros e arquivamentos.
d) As sociedades civis, a exemplo da sociedade de advogados, devem ser inscritas no registro civil das pessoas jurídicas.
e) O registro do estatuto de associação privada que vise à comercialização de droga ilícita deve ser negado, mediante justificativa, pelo oficial de registro, que deverá devolver o ato constitutivo ao apresentante.

No que diz respeito ao registro de pessoas jurídicas, assinale a opção correta.
a) Para a aquisição de personalidade jurídica plena, o sindicato deve registrar-se tanto no cartório de registro de títulos e documentos e registro civil das pessoas jurídicas quanto no Ministério do Trabalho e Emprego.
b) Devem ser inscritos no Livro C do registro civil de pessoas jurídicas os jornais, as revistas e outros periódicos, as oficinas impressoras, as empresas jornalísticas e de radiodifusão, bem como as averbações de suas modificações.
c) É defeso aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, ainda que eles não sejam casados no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.
d) O registro e o arquivamento dos contratos sociais das sociedades simples e cooperativas, bem como dos estatutos das associações, das organizações religiosas, dos sindicatos, das fundações e dos partidos políticos, só serão admitidos caso esses documentos sejam visados por advogados e contadores legalmente inscritos na respectiva entidade de classe, formalidade dispensada em relação às pessoas jurídicas classificadas, nos termos da legislação vigente, como microempresa ou empresa de pequeno porte.
e) Para o registro de sociedade simples na sua forma típica, é obrigatório o reconhecimento de firmas dos sócios e das duas testemunhas, quando estas comparecerem ao ato de formalização do instrumento, sendo facultativa a realização desse reconhecimento para o registro de sociedade simples do tipo empresário, uma vez que, nesse caso, o registrador deverá observar as regras atinentes ao registro público de empresas mercantis.

Com relação à escrituração no registro civil de pessoas jurídicas, assinale a opção correta.
a) O registro dos atos constitutivos de associação cujo objeto indique atividades que comprometam a moral e os bons costumes somente pode ser realizado se autorizado pela autoridade judiciária.
b) As sociedades anônimas devem ser registradas, em livro próprio, no registro civil de pessoas jurídicas, para os fins indicados.
c) O registro de autônomo que explore atividade econômica deve ser realizado no mesmo livro em que são lavrados os registros das associações públicas e privadas.
d) As sociedades civis e religiosas, as fundações, as associações, as empresas de radiodifusão e as agências de notícias devem ser inscritas no Livro A, que deve conter 300 folhas.
e) Os jornais ou outras publicações periódicas devem ser matriculados no Livro B, devendo o pedido de matrícula ser instruído com documentos, entre outros, em que constem nome, idade, residência e prova da nacionalidade do seu diretor ou redator-chefe.

Mais conteúdos dessa disciplina