Logo Passei Direto
Buscar
Quando nos referimos à língua precisamos saber que existe uma Tríplice Essencial (morfologia, sintaxe e fonética) que constitui: a forma, as frases e os sons das palavras.

Cada um desses elementos da Tríplice vai focar uma dessas partes, no entanto, além da Tríplice essencial temos também algumas características complementares, como a:

a. Orientações do uso da língua.
b. Leis que norteiam o uso da língua.
c. Estilística.
d. Regra Ortográfica.
e. Forma de escrever.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as opções apresentadas em relação à Tríplice Essencial da língua (morfologia, sintaxe e fonética) e suas características complementares. a) Orientações do uso da língua - Refere-se a diretrizes sobre como usar a língua, mas não é uma característica técnica. b) Leis que norteiam o uso da língua - Pode se referir a regras gramaticais, mas não é uma característica específica da Tríplice. c) Estilística - Relaciona-se ao uso da língua em diferentes contextos e estilos, sendo uma característica complementar importante. d) Regra Ortográfica - Refere-se a normas de escrita, mas é mais específica do que uma característica geral da língua. e) Forma de escrever - É uma expressão mais ampla e não se refere diretamente a uma característica técnica. A opção que melhor se encaixa como uma característica complementar à Tríplice Essencial é: c) Estilística.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“no gerativismo, a linguagem humana possui dois componentes fundamentais. É no léxico que são depositadas as unidades mínimas da língua que, por se tratar de itens finitos, devem ser memorizados pelos falantes de uma língua específica. Já as regras computacionais são também finitas, mas, quando aplicadas sobre os itens presentes no léxico, criam unidades infinitas como sintagmas e frases.” O trecho acima é uma citação de qual autor?


a) Eduardo Kenedy.
b) Charlotte Chomsky Galves.
c) Maria Luiza Braga.
d) Hely César Ferreira.
e) Maria Cecilia Mollica.

“É a relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados diferentes e contrários, dentro de um contexto, e vem da relação de antônimo. É também uma característica que devemos observar quando falamos em semântica”. Este conceito é de:


a.
Homonímia.


b.
Paronímia.


c.
Morfologia.


d.
Antonímia.


e.
Sinonímia.

Sabemos que a criança vai realizando vários processos fonológicos ao longo da vida e quanto mais contato e estímulo tiver com a língua, mais bagagem ele terá para corrigir os desvios. Esses processos fonológicos têm 3 classificações. Como denomina-se o processo fonológico no qual ocorre a mudança de posição dos fonemas (sons) ou sua alteração?


a. Processo fonológico de supressão.
b. Processo fonológico de inserção.
c. Processo fonológico de alteração.
d. Processo fonológico de alteração de segmentos.
e. Processo fonológico de conexão.

“...é o estudo do som das letras. Outro conceito importante a ser observado é a diferença entre letra e fonema: letra é o sinal gráfico da escrita, são as letras do alfabeto; o fonema é o som que essas letras podem reproduzir, portanto, a letra é o sinal gráfico da escrita e o fonema o som da fala e a menor unidade sonora produzida pelo ser humano na língua portuguesa.”

O conceito acima refere-se à:


Sabendo disso, assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:

a. Estilística.

b. Morfologia.

c. Semântica.

d. Sintaxe.

e. Fonologia.

Podemos dizer que a relação que há entre os itens lexicais é de ordem hierárquica. A organização, que parte de itens lexicais e inclui esses em grupos maiores e hierarquicamente superiores, é chamada:


a) Estrutura de ordem hierárquica.
b) Estrutura Constitucional.
c) Ordem gramatical.
d) Estrutura de Constituintes.
e) Ordem lexical.

Mais conteúdos dessa disciplina