Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da extraterritorialidade da lei penal e sua disciplina pelo Código Penal, assinale a alternativa CORRETA:

(A) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil e desde que entre no território nacional, não tenha sido absolvido ou não tenha cumprido pena no estrangeiro.
(B) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes praticados por brasileiro, ainda que absolvido ou condenado o agente no estrangeiro.
(C) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes praticados contra a Administração Pública por quem está a seu serviço, ainda que absolvido ou condenado o agente no estrangeiro.
(D) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a vida ou a liberdade do Presidente da República, desde que o agente entre no território nacional, não tenha sido absolvido ou não tenha cumprido pena no estrangeiro e o fato também seja punível no país em que foi praticado.
(E) A pena cumprida no estrangeiro não interfere na pena imposta no Brasil pelo mesmo crime.
User badge image
Portuguesando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à extraterritorialidade da lei penal brasileira, conforme o que está previsto no Código Penal: (A) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil e desde que entre no território nacional, não tenha sido absolvido ou não tenha cumprido pena no estrangeiro. - Esta alternativa está correta, pois o Código Penal prevê a extraterritorialidade para crimes de genocídio. (B) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes praticados por brasileiro, ainda que absolvido ou condenado o agente no estrangeiro. - Esta alternativa não está correta, pois a lei brasileira não se aplica a crimes praticados por brasileiros no exterior se o agente já tiver sido absolvido ou condenado. (C) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes praticados contra a Administração Pública por quem está a seu serviço, ainda que absolvido ou condenado o agente no estrangeiro. - Esta alternativa também não está correta, pois a extraterritorialidade não se aplica se o agente já tiver sido absolvido ou condenado. (D) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a vida ou a liberdade do Presidente da República, desde que o agente entre no território nacional, não tenha sido absolvido ou não tenha cumprido pena no estrangeiro e o fato também seja punível no país em que foi praticado. - Esta alternativa está correta, pois abrange as condições para a extraterritorialidade. (E) A pena cumprida no estrangeiro não interfere na pena imposta no Brasil pelo mesmo crime. - Esta alternativa não está correta, pois a pena cumprida no exterior pode ser considerada na aplicação da pena no Brasil. Portanto, as alternativas corretas são (A) e (D). Se você precisa de apenas uma resposta, a mais direta e específica sobre a extraterritorialidade da lei penal seria a alternativa (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A forma verbal “gostaria”, presente no primeiro parágrafo, está flexionada no seguinte tempo verbal:

a) futuro do pretérito.
b) pretérito perfeito.
c) pretérito imperfeito.
d) futuro do presente.

Mais conteúdos dessa disciplina