Logo Passei Direto
Buscar
Qual é a relação entre a demanda econômica do período e o início das práticas psicológicas no Brasil?

c. A psicologia começou a se constituir no Brasil, nesse período, como campo de atuação, a partir do surgimento de centros de estudos e de aplicação, voltados para a seleção de pessoal.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar a relação entre a demanda econômica e o desenvolvimento da psicologia no Brasil. Historicamente, a psicologia começou a se consolidar como uma profissão e campo de estudo no Brasil em resposta a necessidades sociais e econômicas, especialmente em contextos como a seleção de pessoal e a formação de recursos humanos. A alternativa c) menciona que "A psicologia começou a se constituir no Brasil, nesse período, como campo de atuação, a partir do surgimento de centros de estudos e de aplicação, voltados para a seleção de pessoal." Essa afirmação está correta, pois reflete a realidade de que a demanda por profissionais qualificados em psicologia estava ligada ao crescimento econômico e à necessidade de selecionar e treinar pessoas para o mercado de trabalho. Portanto, a resposta correta é a alternativa c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se a diversidade de abordagens em psicologia para compreender os quadros psicopatológicos e seu diagnóstico, são feitas as seguintes afirmativas: I. Para a psicanálise, os sintomas relatados são reveladores de complexos inconscientes relacionados à repressão cultural do corpo e do gênero, levando a um estado regressivo, cujo principal mecanismo de defesa é a projeção; portanto, a psicanálise tem validada sua descrição da psicopatologia no DSM IV. II. A abordagem comportamental procura, por meio da análise funcional, descrever, neste caso, as relações complexas entre os comportamentos, seus reforçamentos e condicionamentos, considerando que descrições de categorias nosológicas não são úteis, pois não revelam as relações entre variáveis de controle do comportamento. III. Na perspectiva da abordagem sistêmica, a complexidade dos quadros psicológicos não pode ser reduzida a classificações nosológicas, pois elas ocultam a relação complementar entre o sistema e o sintoma; logo, uma descrição centrada na psicopatologia não revela aspectos de recursividade e de circularidade sistêmicas. IV. Em uma perspectiva fenomenológica existencial, a classificação de quadros psicopatológicos elucida as vivências subjetivas, pois a classificação explica o sintoma e valida o relato do paciente. Assim, a descrição das vivências da paciente é objetivada.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

Na gênese e no desenvolvimento do psiquismo humano, o processo de significação destaca-se posto que, via atividade em contextos sociais específicos, o que é apropriado pelo sujeito vem a ser não a realidade em si, mas o que esta significa tanto para os sujeitos em relação quanto para cada um em particular. Nesse sentido, ressalta-se que esse movimento de apropriação das significações não se dá de maneira passiva nem direta, pois o sujeito reelabora, imprime sentidos privados ao significado compartilhado na cultura e nesse processo apropria-se do signo em sua função de significação, observando o seu duplo referencial semântico. 

(ZANELLA, A. V.; Andrada, E. G. C. Processos de significação no brincar: problematizando a constituição do sujeito. Psicol. estud., Dez 2002, vol.7, n. 2, p. 127−133).


De acordo com a abordagem em que se fundamenta o texto acima, pode-se afirmar que:

a.

o livre fluxo da vivência pessoal depende de um equilíbrio entre as significações individuais e culturais, permitindo a atualização da tendência à auto-regulação do self.

b.

significações oriundas de contextos culturais específicos podem solapar a apropriação da realidade em si por parte de sujeitos.

c.

a empatia é mais significativa do que a atividade em contextos culturais específicos para a incorporação individual de significações culturais por meio de um processo de elaboração.

d.

a aceitação incondicional das significações individuais por parte do meio leva a um desenvolvimento congruente da pessoa.

e.

a linguagem, com as funções de intercâmbio cultural e pensamento generalizante, é o sistema de mediação das relações que orienta o desenvolvimento humano.

Mais conteúdos dessa disciplina