Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a teoria finalista, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa CORRETA.

A O crime era conceituado como conduta (entendida como vontade exteriorizada que inicia a marcha causal) antijurídica (não se distinguindo tipicidade da antijuridicidade), culpável (decorrente de uma relação psicológica entre conduta e resultado e punível (submetida a uma pena pela lei).
B O crime era conceituado como sendo a conduta uma ação voluntária final, o dolo e a culpa passam a compor a tipicidade, ficando a culpabilidade como pura reprovabilidade (teoria normativa pura).
C Os conceitos de crime não são científicos, pois dependem de suas finalidades penais, político-criminais, não estando sujeitos a dados impostos pela natureza.
D O crime era conceituado como conduta (ainda uma vontade exteriorizada que põe em marcha a causalidade), típica (como proibição da causação de resultado, mas já admitindo elementos subjetivos), antijurídica (como contradição entre causação do resultado e ordem jurídica) e culpável (como reprovabilidade, embora como conteúdo doloso ou culposo).
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à questão sobre a teoria finalista, vamos analisar cada uma das assertivas apresentadas: A) O crime era conceituado como conduta antijurídica, culpável e punível. Essa definição é um pouco confusa, pois não distingue claramente os elementos da tipicidade e da antijuridicidade, o que não está de acordo com a teoria finalista. B) A conduta é vista como uma ação voluntária final, mas a afirmação de que o dolo e a culpa compõem a tipicidade não é precisa, pois a tipicidade é mais relacionada à descrição legal do crime, enquanto a culpabilidade é uma análise separada. C) A afirmação de que os conceitos de crime não são científicos e dependem de finalidades penais é uma visão mais crítica e não se alinha diretamente com a teoria finalista, que busca uma definição mais objetiva. D) Esta assertiva apresenta uma definição mais completa e correta segundo a teoria finalista, que considera a conduta como uma vontade exteriorizada, típica, antijurídica e culpável, reconhecendo a importância dos elementos subjetivos. Após essa análise, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a legitimação do processo pela investigação criminal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.


( ) A investigação criminal, cujo objeto é o crime, subsidia a instauração do processo penal e também se constitui em um meio de garantia ao cidadão indevidamente acusado.
( ) A investigação criminal bem conduzida evita que denúncias falsas ou carentes de fundamentos prosperem para um processo penal condenatório, podendo até mesmo evitar a instauração do processo penal.
( ) O inquérito policial é imprescindível à instauração do processo penal, pois sem o inquérito o processo é ilegítimo.
( ) A investigação criminal deve calçar-se em elementos probatórios mínimos de modo a justificar a instauração de um processo penal.

Mais conteúdos dessa disciplina