Logo Passei Direto
Buscar
Com relação aos pontos a que o investigador deve atentar, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa CORRETA.

A O investigador deve concluir se houve crime e, nesse caso, já sugerir a pena ao juiz.
B Ao investigador não é necessário conhecer a pena em abstrato prescrita pela lei.
C Cabe ao investigador se houve crime ou não, vinculando o órgão acusatório em sua decisão.
D Ao investigador, é necessário analisar se o fato a ser investigado se adequa ao tipo penal previsto em lei.
User badge image
CienciaGenéticaForense

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das assertivas apresentadas: A) O investigador deve concluir se houve crime e, nesse caso, já sugerir a pena ao juiz. - Incorreto, pois o investigador não tem a função de sugerir pena, isso é atribuição do juiz. B) Ao investigador não é necessário conhecer a pena em abstrato prescrita pela lei. - Incorreto, pois é importante que o investigador conheça as penas para entender a gravidade do crime. C) Cabe ao investigador se houve crime ou não, vinculando o órgão acusatório em sua decisão. - Incorreto, pois a decisão sobre a acusação cabe ao Ministério Público, não ao investigador. D) Ao investigador, é necessário analisar se o fato a ser investigado se adequa ao tipo penal previsto em lei. - Correto, pois essa é uma das funções do investigador, que deve verificar se os fatos se enquadram nos tipos penais. Portanto, a alternativa correta é: D) Ao investigador, é necessário analisar se o fato a ser investigado se adequa ao tipo penal previsto em lei.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a legitimação do processo pela investigação criminal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.


( ) A investigação criminal, cujo objeto é o crime, subsidia a instauração do processo penal e também se constitui em um meio de garantia ao cidadão indevidamente acusado.
( ) A investigação criminal bem conduzida evita que denúncias falsas ou carentes de fundamentos prosperem para um processo penal condenatório, podendo até mesmo evitar a instauração do processo penal.
( ) O inquérito policial é imprescindível à instauração do processo penal, pois sem o inquérito o processo é ilegítimo.
( ) A investigação criminal deve calçar-se em elementos probatórios mínimos de modo a justificar a instauração de um processo penal.

Mais conteúdos dessa disciplina