Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a concepção da verdade como coerência, analise as seguintes alternativas e assinale a CORRETA.

A Uma narrativa pode ser coerente e não ser verdadeira, razão pela qual o investigador precisa analisa-la em conjunto com fatores externos à narrativa.
B Toda narrativa coerente é verdadeira e toda narrativa incoerente é falsa, regra que facilita a investigação criminal.
C A análise de fatores externos à narrativa cabe ao órgão julgador, devendo o investigador criminal ater-se à coerência dos acontecimentos.
D A coerência de uma narrativa, em uma investigação criminal, é o principal ponto a indicar sobre sua veracidade.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à concepção da verdade como coerência: A) Uma narrativa pode ser coerente e não ser verdadeira, razão pela qual o investigador precisa analisá-la em conjunto com fatores externos à narrativa. - Esta alternativa está correta, pois uma narrativa pode ser lógica e coerente, mas ainda assim não refletir a verdade. A análise de fatores externos é fundamental para validar a veracidade. B) Toda narrativa coerente é verdadeira e toda narrativa incoerente é falsa, regra que facilita a investigação criminal. - Esta alternativa é incorreta, pois a coerência não garante a verdade, e a incoerência não implica automaticamente falsidade. C) A análise de fatores externos à narrativa cabe ao órgão julgador, devendo o investigador criminal ater-se à coerência dos acontecimentos. - Esta alternativa é problemática, pois o investigador também deve considerar fatores externos para uma avaliação completa. D) A coerência de uma narrativa, em uma investigação criminal, é o principal ponto a indicar sobre sua veracidade. - Embora a coerência seja importante, não é o único fator a ser considerado para determinar a veracidade. Portanto, a alternativa correta é: A. Uma narrativa pode ser coerente e não ser verdadeira, razão pela qual o investigador precisa analisá-la em conjunto com fatores externos à narrativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a legitimação do processo pela investigação criminal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.


( ) A investigação criminal, cujo objeto é o crime, subsidia a instauração do processo penal e também se constitui em um meio de garantia ao cidadão indevidamente acusado.
( ) A investigação criminal bem conduzida evita que denúncias falsas ou carentes de fundamentos prosperem para um processo penal condenatório, podendo até mesmo evitar a instauração do processo penal.
( ) O inquérito policial é imprescindível à instauração do processo penal, pois sem o inquérito o processo é ilegítimo.
( ) A investigação criminal deve calçar-se em elementos probatórios mínimos de modo a justificar a instauração de um processo penal.

Mais conteúdos dessa disciplina