Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Leia o excerto a seguir:

“O aço carbono é o material de construção mais comumente usado nos sistemas de tubulação de processo, seguido pelo aço inoxidável e várias ligas. Muitos materiais não-metálicos também são usados. O material é selecionado de acordo com a resistência à corrosão do fluido e a capacidade de lidar com a temperatura e a pressão do projeto. Os sistemas de tubulação são fabricados a partir de uma grande variedade de metais e não-metais, a seleção de materiais em função do ambiente e das condições de serviço.”

Fonte: SMITH, P. Process piping design handbook, volume one: the fundamentals of piping design. 1. ed. Houston: Gulf Publishing Company, 2007, p. 172.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tubos laminados, é possível concluir o que:
R: os tubos laminados são, normalmente, sem costura e aplicados em casos de trabalhos a baixa pressão.

User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Analisando a afirmação sobre tubos laminados, é importante considerar as características gerais desse tipo de tubo. Os tubos laminados podem ser tanto sem costura quanto com costura, dependendo do processo de fabricação e da aplicação. A afirmação de que "os tubos laminados são, normalmente, sem costura e aplicados em casos de trabalhos a baixa pressão" não é totalmente precisa, pois existem tubos laminados com costura que são utilizados em diversas aplicações, incluindo alta pressão. Portanto, a conclusão apresentada não é correta. É importante revisar o conteúdo sobre tubos laminados para entender melhor suas características e aplicações. Se precisar de mais informações ou esclarecimentos sobre o tema, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir:

“Quase todos os cálculos de perdas de carga são baseados em dados experimentais empíricos; mesmo quando as fórmulas são racionais, como a de Darcy, continuam empíricos o coeficiente de atrito e as perdas nos acidentes. Esses cálculos estão, portanto, sujeitos aos erros intrínsecos próprios a todos os cálculos empíricos. Esses erros, cuja ordem de grandeza é impossível de se prever com certeza, tanto podem se dar no sentido de aumentar as perdas de carga como de diminuí-las. É preciso por isso que se adote sempre uma margem de segurança.”

Fonte: SILVA TELLES, P. C., Tubulações industriais: cálculo. 1. ed. New York: Marcel Dekker, 2006. p. 10.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre dimensionamento de tubulações para líquidos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) Os diâmetro internos e séries dos tubos são definidos a partir das suas espessuras de parede, das pressões de trabalho do fluido e da tensão admissível do material definido para tubulação.

II. ( ) Os espaçamentos dos suportes são dependentes da espessura de parede dos tubos, além do layout e dos isolamentos.

III. ( ) O espaçamento padrão entre suportes pode ser tabelado para o caso de tubos comerciais, em função dos diâmetros desses tubos, suas espessuras, materiais e temperaturas de projeto das tubulações.

IV. ( ) Busca-se a velocidade econômica, pois velocidades altas podem causar danos à tubulação, enquanto velocidades baixas podem causar sedimentação na tubulação.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir:
“Usa-se a velocidade econômica para um dado regime de escoamento, considerando a
viscosidade ou a densidade. Com essa velocidade calcula-se o diâmetro. Este método se baseia
no fato de que as velocidades de fluidos que escoam em tubos com diâmetros econômicos,
estão dentro de uma estreita faixa de valores. Esses valores de velocidade variam em função da
densidade, quando o escoamento é turbulento e da viscosidade, quando o regime é laminar.”
Fonte: SMITH, P. Process piping design handbook, volume one: the fundamentals of piping
design. 1. ed. Houston: Gulf Publishing Company, 2007. p. 67.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre velocidade econômica, analise
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O menor custo anual e de capital do projeto de uma tubulação tem como base o diâmetro
da tubulação.
II. ( ) O cálculo da velocidade econômica a busca a espessura mínima de parede do tubo para a
qual um custo mínimo do projeto é alcançado.
III. ( ) O método de perda de carga é utilizado por engenheiros para cálculo do diâmetro da
tubulação, que busca o limite de perda de carga admissível por unidade de comprimento do
tubo.
IV. ( ) A velocidade econômica é uma função das espessuras de paredes dos tubos e dos seus
materiais e suas rugosidades externas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, V, F.

I. O menor custo anual e de capital do projeto de uma tubulação tem como base o diâmetro da tubulação.
II. O cálculo da velocidade econômica a busca a espessura mínima de parede do tubo para a qual um custo mínimo do projeto é alcançado.
III. O método de perda de carga é utilizado por engenheiros para cálculo do diâmetro da tubulação, que busca o limite de perda de carga admissível por unidade de comprimento do tubo.
IV. A velocidade econômica é uma função das espessuras de paredes dos tubos e dos seus materiais e suas rugosidades externas.
a) F, V, F, V.
b) V, F, V, F.
c) F, V, V, F.
d) V, F, F, V.

Leia o excerto a seguir: “Tubos são condutos fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. Todos os tubos são de seção circular, apresentando-se como cilindros ocos. A grande maioria dos tubos funciona como condutos forçados, isto é, sem superfície livre, com o fluido tomando toda a área da seção transversal. […] Chama-se de ‘tubulação’ um conjunto de tubos e de seus diversos acessórios. A necessidade da existência das tubulações decorre principalmente do fato de o ponto de geração ou de armazenagem dos fluidos estar, em geral, distante do seu ponto de utilização.” Fonte: SILVA TELLES, P. C. Tubulações industriais, Materiais, Projeto, Montagem. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. p. 1. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os Tubos e tubulações, é possível afirmar que:

as tubulações industriais são conjuntos de tubos e acessórios que estruturam a movimentação de fluídos e sólidos em uma organização produtiva.
as tubulações podem ser entendidas como sistemas de transporte de gás e líquido, diferentemente das esteiras, que são responsáveis por transporte de sólidos e materiais pastosos.
as tubulações são sistemas aéreos ou de superfície, diferentes dos encanamentos, que são enterrados.
os tubos são conjuntos de tubulações que estruturam a movimentação de fluídos em uma instalação industrial.
as tubulações são conjuntos de elementos metálicos, enquanto tubos são os elementos plásticos, como os de PVC.

Leia o excerto a seguir: “Houve uma demanda crescente da sociedade por estruturas e instalações modernas e uma ênfase crescente concomitante na segurança e confiabilidade do equipamento em todas as condições operacionais. Os processos de fabricação de tubulações foram desenvolvidos para fornecer qualidade e confiabilidade proporcionais a essas demandas, juntamente com métodos de produção economicamente viáveis.” Fonte: NAYYAR, MOHINDER L. Piping Handbook. 7. ed. New York: McGraw-Hill, 2000, p. 243. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fabricação de tubos, é correto afirmar que:

o processo de fabricação mais usado em casos de tubos com costura extrudados estabelece a transformação o aço bruto em um tubo nas dimensões desejadas usando rolos oblíquos em todas as etapas da fabricação.
o processo de fabricação mais usado em casos de tubos sem costura laminados, prevê o derretimento do material e sua centrifugação para chegar na dimensão final desejada.
o processo de fabricação mais usado em casos de tubos sem costura laminados é o “Mannesmann” que estabelece 5 passos que transformam o aço bruto em um tubo nas dimensões desejadas.
o processo de fabricação mais usado em casos de tubos sem costura, fabricados por solda, prevê 5 etapas que transformam o aço bruto em um tubo nas dimensões desejadas.
o processo de fabricação mais usado em casos de tubos com costura, fundidos, prevê 5 etapas que transformam o aço bruto em um tubo nas dimensões desejadas.

Mais conteúdos dessa disciplina