Logo Passei Direto
Buscar
Em matéria de discriminação racial, assinale a opção correta quanto aos conceitos trazidos pela Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.

A) Discriminação múltipla ou agravada é qualquer preferência, distinção, exclusão ou restrição baseada, de modo concomitante, em dois ou mais dispositivos da lei penal do país signatário do tratado internacional, ou, ainda, com previsão de duas ou mais agravantes nesses mesmos dispositivos.
B) Racismo consiste em qualquer teoria, doutrina, ideologia ou conjunto de ideias que enunciam um vínculo causal entre as características fenotípicas de indivíduos ou grupos e seus traços intelectuais, culturais e de personalidade. O conceito de racismo não abarca a tese da superioridade racial, estando protegida pelo direito à liberdade de expressão.
C) Discriminação racial indireta é aquela que ocorre, em qualquer esfera da vida pública ou privada, quando um dispositivo, prática ou critério aparentemente neutro tem a capacidade de acarretar uma desvantagem particular para pessoas pertencentes a um grupo específico ou as coloca em desvantagem, a menos que esse dispositivo, prática ou critério tenha um objetivo ou justificativa razoável e legítima à luz do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
D) Discriminação racial é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência, em qualquer área, exclusivamente da vida pública, cujo propósito ou efeito seja anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, de um ou mais direitos humanos e liberdades fundamentais consagrados nos instrumentos internacionais aplicáveis aos Estados Partes. A discriminação racial baseia-se unicamente nos elementos de raça e cor, não abarcando ascendência ou origem nacional ou étnica.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos conceitos trazidos pela Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. A) Discriminação múltipla ou agravada - A definição apresentada não está correta, pois a discriminação múltipla não se limita a dispositivos da lei penal, mas refere-se a qualquer forma de discriminação que ocorre em razão de múltiplas características. B) Racismo - A definição de racismo apresentada é problemática, pois o conceito de racismo abrange a ideia de superioridade racial, e a proteção à liberdade de expressão não é absoluta quando se trata de discursos que promovem o racismo. C) Discriminação racial indireta - Esta definição está correta, pois descreve como práticas ou critérios neutros podem resultar em desvantagens para grupos específicos, a menos que haja uma justificativa razoável. D) Discriminação racial - Embora a definição de discriminação racial esteja parcialmente correta, a afirmação de que se baseia unicamente em raça e cor é imprecisa, pois a discriminação racial também abrange ascendência e origem nacional ou étnica. Após essa análise, a alternativa correta é: C) Discriminação racial indireta é aquela que ocorre, em qualquer esfera da vida pública ou privada, quando um dispositivo, prática ou critério aparentemente neutro tem a capacidade de acarretar uma desvantagem particular para pessoas pertencentes a um grupo específico ou as coloca em desvantagem, a menos que esse dispositivo, prática ou critério tenha um objetivo ou justificativa razoável e legítima à luz do Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É proibido que um advogado integre, perante o território do mesmo Conselho Seccional, mais de uma sociedade de advogados, bem como é proibido que integre duas Sociedades Unipessoais de Advocacia ou integre uma sociedade de advogados em paralelo a uma Sociedade Unipessoal de Advocacia. Mas isso não impede que o advogado, com o objetivo de expandir sua atuação profissional, decida criar filiais de sua sociedade perante outros Conselhos Seccionais espalhados no Brasil. Acerca do tratamento dispensado pelo Estatuto da OAB ao tema, assinale a afirmativa correta.

A) Para que uma filial seja criada é preciso que o ato de constituição seja averbado no Conselho Seccional onde será instalada, ficando os sócios, inclusive o titular da sociedade unipessoal de advocacia, obrigados à inscrição suplementar.
B) Para que uma filial seja criada é preciso que o ato de constituição seja averbado no registro da sociedade e arquivado Conselho Seccional onde se instalar, ficando apenas os sócios que irão atuar perante a filial, inclusive o titular da sociedade unipessoal de advocacia, obrigados à inscrição suplementar.
C) Para que uma filial seja criada basta que o ato de constituição seja arquivado no registro da sociedade, ficando os sócios, inclusive o titular da sociedade unipessoal de advocacia, obrigados à inscrição principal.
D) Para que uma filial seja criada é preciso que o ato de constituição seja averbado no registro da sociedade e arquivado Conselho Seccional onde se instalar, ficando os sócios, inclusive o titular da sociedade unipessoal, obrigados à inscrição suplementar.

Mais conteúdos dessa disciplina