Logo Passei Direto
Buscar
Para Habermas, a racionalidade comunicativa é típica: A ) do sistema. B ) dos regimes tecnocráticos. C ) das ditaduras. D ) das sociedades pré-modernas. E ) do mundo da vida
User badge image
Lucilene Sperotto

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para Habermas, a racionalidade comunicativa é um conceito que se refere à forma de interação social que busca o entendimento mútuo e a construção de consenso através da comunicação. Essa racionalidade é característica do "mundo da vida", que é o espaço das interações sociais cotidianas, onde as pessoas se comunicam e buscam entendimento. Analisando as alternativas: A) do sistema - Refere-se mais à racionalidade instrumental, que é diferente da comunicativa. B) dos regimes tecnocráticos - Também se relaciona mais com a racionalidade instrumental e não com a comunicativa. C) das ditaduras - Não é um espaço onde a racionalidade comunicativa prevalece, pois a comunicação é muitas vezes controlada. D) das sociedades pré-modernas - Embora essas sociedades possam ter formas de comunicação, a racionalidade comunicativa é mais associada ao mundo da vida nas sociedades modernas. E) do mundo da vida - Esta é a alternativa correta, pois é onde a racionalidade comunicativa se manifesta plenamente. Portanto, a resposta correta é: E) do mundo da vida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Contemporaneamente, é possível que entendamos a ostentação dos suplícios, de que nos fala Foucault, apenas como um ato bárbaro. Mas no período em que esse tipo de punição efetivamente vigorou havia propósitos implícitos nela.
Quais são esses propósitos?
A. A intenção era deixar marcado no próprio corpo do condenado os sinais de seus crimes, para torná-lo infame diante da sociedade.
B. A intenção era unicamente entreter a população.
C. A intenção era fazer com que todos que presenciaram a punição a sentissem como se eles próprios, vingados, tivessem aplicado a punição.
D. A intenção era incentivar a violência como uma prática comum de resolução de conflitos.
a ) Estão corretas as afirmativas A, B e C.
b ) Estão corretas as afirmativas C e D.
c ) Estão corretas as afirmativas A e C.
d ) Estão corretas as afirmativas B e D.
e ) Estão corretas as afirmativas A, B e D.

Mais conteúdos dessa disciplina