Logo Passei Direto
Buscar
(FCC/2011 Adaptada) Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente significativa, os conteúdos devem ressoar em cada estudante, que estarão relacionados a vivências prévias e interesses, que fazem parte de um contexto no qual o estudante já faz parte Dessa forma, a Educação Inclusiva deve universalizar CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO A) a constante reflexão sobre a prática individual. B)a cultura local em seus aspectos pitorescos.C) o acesso ao divertimento e ao lazer variado.D) a articulação teoria e prática no magistério. E) a relevância das aprendizagens escolares.
User badge image
Jaqueline Passos

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à questão sobre a democratização do acesso à educação e a Educação Inclusiva, precisamos considerar o que significa universalizar a educação de forma que ela ressoe com as vivências e interesses dos estudantes. Analisando as alternativas: A) a constante reflexão sobre a prática individual - Embora a reflexão seja importante, não é o foco principal da democratização do acesso à educação. B) a cultura local em seus aspectos pitorescos - Essa opção pode ser relevante, mas não abrange a universalização da educação inclusiva de forma ampla. C) o acesso ao divertimento e ao lazer variado - Essa opção não se relaciona diretamente com a democratização do acesso à educação. D) a articulação teoria e prática no magistério - Essa articulação é importante, mas não é o principal objetivo da universalização da educação inclusiva. E) a relevância das aprendizagens escolares - Esta opção se alinha com a ideia de que os conteúdos devem ser significativos e relevantes para os estudantes, conectando-se às suas vivências e interesses. Portanto, a alternativa correta é: E) a relevância das aprendizagens escolares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Educação Inclusiva, os processos avaliativos são importantes para acompanhar o desenvolvimento de cada estudante. Assinale o que devemos identificar para atender às necessidades educacionais de cada aluno: CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO As condições determinantes e as barreiras de aprendizagem . As condições favorecedoras e as barreiras de aprendizagem. As condições determinantes e as condições favorecedoras. As condições determinantes e as barreiras determinantes. As condições favorecedoras e as barreiras determinantes.

(ANVISA/2013) Observe a charge abaixo para responder à questão A Constituição brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos brasileiros o direito de acesso e de permanência na escola. Para atender a esse desafio, tem sido defendida, entre outras questões, a necessidade de substituir a antiga concepção de avaliação escolar punitiva e excludente por outra forma de avaliação. Com base nessas informações, assinale a alternativa que expressa o apresentado na charge.

A) A figura analisa duas situações, em tempos diferentes, diante da avaliação do aluno. Avaliação, para ser constitutivamente avaliação, só pode ser qualitativa. Além disso, ela deve, preferencialmente, incorrer em notas e menções.
B) A charge expressa situações vivenciadas na escola, em dois momentos, diante de um resultado de uma avaliação de desempenho escolar. Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá–la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. O ato de examinar, por outro lado, é classificatório e seletivo e, por isso mesmo, excludente, já que não se destina à construção do melhor resultado possível; tem a ver, sim, com a classificação estática do que é examinado. O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação.
C) É um exemplo do uso das notas escolares que colocam os avaliados em uma situação classificatória. A cultura meritocrática naturaliza o uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados. Essa concepção é naturalmente incorporada nas práticas escolares e esquece–se de pensar sobre o que, de fato, está encoberto por ela. A figura retrata uma concepção tradicional da avaliação.
D) Na avaliação da aprendizagem escolar, o caráter formativo deve predominar sobre o quantitativo e o classificatório. Compete ao professor a adoção de estratégias para o progresso individual e contínuo que favoreça o crescimento do estudante, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar. Antes, a avaliação formal recaía exclusivamente sobre o aluno; agora, ela recai exclusivamente sobre o professor.
E) A avaliação da aprendizagem exposta na figura é compreendida como um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca pelo professor de melhores caminhos para orientar os alunos. Assim, compete ao docente analisar as informações advindas das avaliações, localizar que elementos podem contribuir ou dificultar as possibilidades de expressão, de aprendizagem e desenvolvimento e replanejar suas intervenções.

Mais conteúdos dessa disciplina