Logo Passei Direto
Buscar
Toxocara canis é um parasito intestinal que comumente pode ser encontrado em cães. Taxonomicamente está inserido na família Ascarididae sendo considerado o maior nematoide intestinal de cães e gatos. Sobre seu ciclo, leia as afirmativas abaixo. I - A forma de infecção clássica ocorre com a ingestão do ovo larvado (contendo a L3). II - As larvas L3 penetram ativamente pela pele e ganham a corrente sanguínea. III - Larvas (L4) em hipobiose na musculatura podem ser reativadas durante a gestação. IV - No seu ciclo pode haver o envolvimento de hospedeiros paratênicos (roedores e baratas). V - A transmissão pode ocorrer por 3 vias: feco-oral (através da ingestão de ovos), transmamária e transplacentária. Marque a alternativa que indica quais itens são verdadeiros sobre à biologia do parasito.

Apenas os itens I e IV.
Apenas os itens I, II e III.
I, II, III, IV e V
Apenas os itens I e II.
Apenas os itens IV e V.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa sobre o ciclo de Toxocara canis: I - A forma de infecção clássica ocorre com a ingestão do ovo larvado (contendo a L3). Verdadeiro, essa é a forma clássica de infecção. II - As larvas L3 penetram ativamente pela pele e ganham a corrente sanguínea. Verdadeiro, as larvas podem penetrar pela pele e migrar para a corrente sanguínea. III - Larvas (L4) em hipobiose na musculatura podem ser reativadas durante a gestação. Verdadeiro, as larvas podem permanecer em hipobiose e reativar-se durante a gestação, infectando os filhotes. IV - No seu ciclo pode haver o envolvimento de hospedeiros paratênicos (roedores e baratas). Verdadeiro, Toxocara canis pode utilizar hospedeiros paratênicos para completar seu ciclo. V - A transmissão pode ocorrer por 3 vias: feco-oral (através da ingestão de ovos), transmamária e transplacentária. Verdadeiro, todas essas vias de transmissão estão corretas. Com base na análise, todos os itens I, II, III, IV e V são verdadeiros. Portanto, a alternativa correta é: I, II, III, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Protozoários, são parasitas unicelulares eucariontes, podendo apresentar de acordo com a espécie morfologia variada, cisto, oocisto, flagelo. Algumas espécies apresentam potencial zoonótico, como é o caso do Toxoplasma gondii. Assinale a alternativa correta sobre Toxoplasma gondii:

Toxoplasma gondii, ciclo biologico heteroxênico, os hospedeiro definitivo é o homem, intermediário felino, suínos, aves, bovinos. A infecção no felino ocorre por ingestão oral de oocistos esporulados no meio ambiente ou ingestão oral de cistos em carne crua. No homem a transmissão é por via oral, transplacentária, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
Toxoplasma gondii, ciclo biologico heteroxênico, os hospedeiros definitivo é homem e intermediário felino, suínos e aves. A infecção ocorre por ingestão oral de oocistos esporulados no meio ambiente ou ingestão oral de cistos na carne mal passada.
Toxoplasma gondii, ciclo biologico heteroxênico, os hospedeiro definitivo é o felino, intermediário homem, suínos, aves, bovinos. A infecção no felino ocorre por ingestão oral de oocistos esporulados no meio ambiente ou ingestão oral de cistos em carne crua. No homem a transmissão é por via oral, transplacentária, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
Toxoplasma gondii, ciclo biologico heteroxênico, os hospedeirs definitivo é o felino. A infecção ocorre por ingestão oral de cistos esporulados no meio ambiente ou ingestão oral de cistos na carne dos hospedeiros intermediários, aves, suínos, bovinos.
Toxoplasma gondii, ciclo biologico heteroxênico, os hospedeiros definitivos são o felino e o homem. A infecção ocorre por ingestão oral de oocistos esporulados no meio ambiente ou ingestão oral de cistos na carne dos hospedeiros intermediários, aves, suínos, bovinos.

Mais conteúdos dessa disciplina