Logo Passei Direto
Buscar
A construção de uma sociedade inclusiva é um processo de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção de um Estado democrático. Entende-se por inclusão a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade, sociedade essa que deve estar orientada por relações:

a. De esforço individual na manutenção de oportunidades diferenciadas de desenvolvimento em todas as dimensões da vida.
b. De respeito à segregação racial e de aceitação.
c. Equilibradas entre a elite dominante e a massa trabalhadora explorada.
d. Harmoniosas e passivas entre as castas sociais em que haja o necessário respeito humano.
e. De acolhimento à diversidade humana e de aceitação das diferenças individuais.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à pergunta sobre a construção de uma sociedade inclusiva, é importante considerar o que realmente significa inclusão e como isso se relaciona com as relações sociais. Analisando as alternativas: a) De esforço individual na manutenção de oportunidades diferenciadas de desenvolvimento em todas as dimensões da vida. - Essa opção foca no esforço individual, o que não é o principal objetivo da inclusão. b) De respeito à segregação racial e de aceitação. - Essa opção é contraditória, pois a inclusão busca eliminar a segregação, não respeitá-la. c) Equilibradas entre a elite dominante e a massa trabalhadora explorada. - Essa opção sugere uma relação de equilíbrio entre classes, mas não aborda a inclusão de forma ampla. d) Harmoniosas e passivas entre as castas sociais em que haja o necessário respeito humano. - Essa opção sugere uma aceitação passiva das desigualdades, o que não é o foco da inclusão. e) De acolhimento à diversidade humana e de aceitação das diferenças individuais. - Esta opção reflete o verdadeiro espírito da inclusão, que é acolher e aceitar as diferenças, promovendo um espaço comum para todos. Portanto, a alternativa correta é: e) De acolhimento à diversidade humana e de aceitação das diferenças individuais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:

Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
1. inovador, pois compreendia a educação como um direito social
2. conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio
3. libertário, pois pregava o fim do Estado.
4. elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
5. autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escola

Mais conteúdos dessa disciplina