Logo Passei Direto
Buscar
Os religiosos que chegaram ao Brasil no século XVI compreendiam a cultura indígena de uma maneira específica, como vemos: A maloca é também, como costumava dizer o zeloso dom Bazola, a ‘casa do diabo’, pois que ali se fazem as orgias infernais, maquinam-se as mais atrozes vinganças contra os brancos e os outros índios: na maloca transmitem-se os vícios de pais a filhos... (Zenun & Adisse, 2006, p.145-146). A partir do trecho acima, podemos dizer que:

a. Os religiosos aceitavam e respeitavam a cultura indígena, o que garantia poucos conflitos entre os dois grupos sociais.
b. Os religiosos aceitavam e respeitavam uma parte cultural indígena.
c. Os religiosos passaram a aceitar algumas práticas culturais religiosas.
d. Os religiosos condenavam as práticas culturais indígenas e acreditavam que estes deveriam assumir a fé católica.
e. Os religiosos condenavam as práticas culturais indígenas, mas as respeitavam, já que eram característica dessa cultura.
User badge image
EducacaoHistorica

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Analisando o trecho apresentado, fica claro que os religiosos tinham uma visão negativa sobre a cultura indígena, considerando a maloca como um lugar de práticas malignas e vícios. Isso indica uma condenação das práticas culturais indígenas. Vamos analisar as alternativas: a) Os religiosos aceitavam e respeitavam a cultura indígena, o que garantia poucos conflitos entre os dois grupos sociais. - Esta opção é incorreta, pois o trecho mostra uma visão negativa e condenatória. b) Os religiosos aceitavam e respeitavam uma parte cultural indígena. - Também é incorreta, já que o texto não sugere aceitação ou respeito. c) Os religiosos passaram a aceitar algumas práticas culturais religiosas. - Esta opção não é suportada pelo trecho, que fala de condenação. d) Os religiosos condenavam as práticas culturais indígenas e acreditavam que estes deveriam assumir a fé católica. - Esta opção é a mais correta, pois reflete a condenação das práticas indígenas e a imposição da fé católica. e) Os religiosos condenavam as práticas culturais indígenas, mas as respeitavam, já que eram característica dessa cultura. - Esta opção é contraditória, pois se condenam, não se pode afirmar que respeitam. Portanto, a alternativa correta é: d) Os religiosos condenavam as práticas culturais indígenas e acreditavam que estes deveriam assumir a fé católica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:

Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
1. inovador, pois compreendia a educação como um direito social
2. conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio
3. libertário, pois pregava o fim do Estado.
4. elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
5. autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escola

Mais conteúdos dessa disciplina