Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
As peças florais formam a estrutura responsável para reprodução sexuada nas plantas superiores. Nas angiospermas, existem diferentes conjuntos com funções de proteção, atração, além daquelas de produção dos gametas masculinos e femininos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta todas as estruturas de uma flor completa:

( A )Sépala, pétala, estames e pistilo
( B )Cálice, pétalas, semente e carpelo
( C )Pétala, estigma, antera e cotilédone
( D )Pedúnculo, receptáculo, ovário e baga
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a alternativa correta que apresenta todas as estruturas de uma flor completa, vamos analisar cada uma das opções: A) Sépala, pétala, estames e pistilo - Esta opção inclui todas as partes principais de uma flor: as sépalas (que protegem a flor), as pétalas (que atraem polinizadores), os estames (que produzem os gametas masculinos) e o pistilo (que contém os gametas femininos). Portanto, essa opção está correta. B) Cálice, pétalas, semente e carpelo - O cálice é formado pelas sépalas, mas a semente não é uma parte da flor. O carpelo é uma parte do pistilo, mas não é uma estrutura completa por si só. Portanto, essa opção está incorreta. C) Pétala, estigma, antera e cotilédone - O estigma e a antera são partes do pistilo e dos estames, respectivamente, mas o cotilédone é uma parte da semente, não da flor. Portanto, essa opção está incorreta. D) Pedúnculo, receptáculo, ovário e baga - O pedúnculo e o receptáculo são partes da flor, e o ovário faz parte do pistilo, mas a baga é um tipo de fruto, não uma parte da flor. Portanto, essa opção está incorreta. Assim, a alternativa correta que apresenta todas as estruturas de uma flor completa é: A) Sépala, pétala, estames e pistilo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Vieira e Fonseca (2014), nas flores hermafroditas, a polinização cruzada pode ser favorecida por algumas estratégias reprodutivas que evitam a autopolinização, como a hercogamia, a dicogamia e a autoincompatibilidade, que podem ocorrer de forma isolada ou simultaneamente, dependendo da espécie vegetal.
Diante desse contexto, sobre a polinização cruzada nas flores hermafroditas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Hercogamia. II- Dicogamia. III- Autoincompatibilidade. ( ) É o resultado de uma barreira física, em que o androceu (estames) e o gineceu (pistilo) se encontram posicionados de modo a não possibilitar a polinização espontânea. ( ) Resulta em uma barreira de origem genética, em que o reconhecimento dos alelos presentes nos grãos de pólen, permite a fecundação apenas daqueles com alelos distintos daqueles identificados no estigma. ( ) Resulta em uma barreira temporal, em que o androceu (estames) e o gineceu (pistilo) maturam em épocas diferentes. Dessa maneira, os estames podem liberar os grãos de pólen antes do estigma estar receptivo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - II.
B I - II - III.
C II - I - III.
D II - III - I.

As sementes podem ser classificadas de diversas formas, como de acordo com a formação e o desenvolvimento do embrião, de acordo com a capacidade de dessecação (teor de umidade), quanto à sensibilidade à luz, quanto à dormência, quanto ao estágio de sucessão, entre outras.
Nesse contexto, sobre a classificação das sementes de acordo com a capacidade de dessecação (teor de umidade), analise as sentenças a seguir: I- As sementes de diversas espécies do gênero Coffea (cafeeiro) são exemplos de sementes ortodoxas. II- As sementes intermediárias toleram elevada perda de umidade, podendo manter a viabilidade do embrião com níveis próximos a 10% de umidade. III- Os grãos cultivados (milho, arroz, soja, trigo, aveia, entre outras) e a erva mate (Ilex paraguariensis) são exemplos de sementes recalcitrantes. IV- As sementes recalcitrantes não toleram perdas elevadas de água, mantendo sua viabilidade com níveis entre 30 e 50% de umidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Tanto para a propagação sexuada quanto para a propagação vegetativa (assexuada), a escolha e os cuidados com as plantas fornecedoras de material propagativo são muito importantes. Nesse sentido, a seleção das plantas matrizes envolve diversos critérios. Nesse contexto, sobre os critérios para a seleção das plantas matrizes, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Características fisiológicas.
II- Características de fitossanidade.
III- Características agronômicas
IV- Características genéticas.

( ) Envolvem a regularidade de produção, qualidade e produtividade, resistência e adaptação, entre outros.
( ) Envolvem o ciclo de vida, o vigor, a condição nutricional, a idade das plantas, entre outros.
( ) Possibilitam a manutenção da identidade e evitam misturas de espécies ou de cultivares, além de evitar a propagação de plantas daninhas ou invasoras.
( ) Cuidados para evitar a transmissão de pragas e doenças.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - III - I - IV.
B) III - II - I - IV.
C) IV - I - II - III.
D) III - I - IV - II.

A reprodução sexuada é a principal estratégia utilizada em muitas espécies de plantas cultivadas. O conhecimento da biologia reprodutiva envolve a identificação das partes floras e de suas funções. Esses conhecimentos ajudam na definição do espaçamento, no manejo das plantas e na obtenção de frutos ou grãos com padrões comerciais de qualidade.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde respectivamente às estruturas reprodutivas feminina e masculina nas flores de angiospermas:
A - Cálice e Gineceu.
B - Gineceu e Corola.
C - Androceu e Gineceu.
D - Gineceu e Androceu.

De acordo com Hoffmann et al. (2005), a propagação sexuada ou gâmica, através de sementes, é o principal método de reprodução de plantas superiores, resultando em indivíduos com variabilidade genética, devido à segregação e à recombinação dos genes.
Diante desse contexto, sobre a propagação sexuada ou gâmica, assinale a alternativa CORRETA:
A A propagação sexuada tem como finalidade manter as características genéticas de interesse de uma determinada planta (clonagem).
B A propagação sexuada tem como finalidade obter porta-enxertos; desenvolver novas cultivares; propagar espécies ou cultivares de interesse que não podem ser propagadas de outras formas.
C A propagação sexuada tem como finalidade a propagação de espécies ou cultivares que não produzem sementes férteis (lima ácida ou limão Tahiti, laranja umbigo, figueira, entre outras).
D Uma vantagem da propagação sexuada é a possibilidade de propagação de espécies que não produzem sementes ou que estas não sejam viáveis.

Nos viveiros de produção de mudas, o cultivo e a manutenção de uma coleção de plantas para a retirada de material de propagação é uma atividade comum. Assim, a organização de um viveiro de mudas pode conter as seguintes formas: planta básica, planta matriz, planta fornecedora de material de propagação sem origem genética comprovada, sementeira, borbulheira e jardim clonal (MAPA, 2005, s.p.).
Diante desse contexto, sobre as formas que a organização de um viveiro de mudas pode conter, assinale a alternativa CORRETA:
A O Jardim clonal é o conjunto de plantas, matrizes ou básicas, destinado a fornecer material de multiplicação de determinada cultivar.
B A Borbulheira é a planta fornecedora de material de propagação sexuada que mantém as características da planta básica da qual seja proveniente.
C O Jardim clonal é o local onde as sementes são semeadas para a formação de plântulas, visando à produção de mudas.
D A Sementeira é a planta obtida a partir de processo de melhoramento, mantidas as suas características de identidade e pureza genéticas.

Mais conteúdos dessa disciplina