Logo Passei Direto
Buscar

Matemática

Engenharias
As funções da avaliação para a aprendizagem voltada para o domínio do conhecimento para a vida são, EXCETO: Escolha uma: a. Função formativa. b. Função somativa. c. Função diagnóstica. d. Função representativa.
User badge image
elder rossini

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender as funções da avaliação na aprendizagem. As funções mais comuns da avaliação incluem: a) Função formativa - Avaliação que visa acompanhar o processo de aprendizagem e promover melhorias. b) Função somativa - Avaliação que ocorre ao final de um processo para medir o que foi aprendido. c) Função diagnóstica - Avaliação que busca identificar as dificuldades e necessidades dos alunos. d) Função representativa - Este termo não é comumente utilizado nas discussões sobre funções de avaliação. Dentre as opções apresentadas, a que não se encaixa nas funções tradicionais da avaliação para a aprendizagem é a d) Função representativa. Portanto, essa é a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. São três as modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: Diagnóstica, Formativa ou Somativa. O critério que distingue, basicamente, uma da outra é o lugar que a avaliação ocupa em relação à ação docente. Analise as afirmativas e as julgue escolhendo VERDADEIRA ou FALSA.
A Avaliação Formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito. Resposta 1Escolher...FALSAVERDADEIRA A Avaliação Somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento, reorientando a aprendizagem. Resposta 2Escolher...FALSAVERDADEIRA A Avaliação Diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios. Resposta 3Escolher...FALSAVERDADEIRA A Avaliação Diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo. Resposta 4Escolher...FALSAVERDADEIRA A Avaliação Formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período. Resposta 5Escolher...FALSAVERDADEIRA
A Avaliação Formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.
A Avaliação Somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento, reorientando a aprendizagem.
A Avaliação Diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.
A Avaliação Diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.
A Avaliação Formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

A avaliação da aprendizagem precisa ser coerente com a forma de ensinar. São princípios que sustentam a concepção de aprendizagem, segundo Moretto (2005):
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Os indicadores (palavras, gestos, figuras, textos) são interpretados pelo professor e essa interpretação corresponde fielmente ao que o aluno pensa.
II. A aprendizagem é um processo interior ao aluno, ao qual temos acesso por meio de indicadores externos.
III. O conhecimento é um conjunto de relações estabelecidas entre os componentes de um universo simbólico.
IV. O conhecimento construído significativamente é estável e estruturado.
a. II e IV apenas.
b. I e II apenas.
c. II, III e IV apenas.
d. I e III apenas.

“Se avaliarmos além do cognitivo, estaremos dando oportunidade para se virem um período de crescimento pessoal. A escola será um centro de vida, não um mero centro de aprendizado frio de conteúdos desligados da realidade.”
As funções da avaliação para a aprendizagem voltada para o domínio do conhecimento para a vida são: Diagnóstica, Formativa e Somativa. A seguir, associe cada umas das funções avaliativas às suas respectivas características:
Permite constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos propostos, verificar a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
Tem como objetivo determinar o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem.
Também conhecida como avaliação inicial, é a que proporciona informações acerca das capacidades do aluno antes de iniciar um processo de ensino/aprendizagem.
Determina a posição do aluno ao longo de uma unidade de ensino, no sentido de identificar dificuldades e de lhes dar solução.
Confere resultados já obtidos por avaliações do tipo formativa e aponta indicadores que permitem o aperfeiçoamento do processo de ensino, mostrando assim o progresso do aluno ao final do estudo de uma unidade.

As duas primeiras décadas deste século foram marcadas pelo aparecimento e desenvolvimento de testes padronizados que medem as habilidades e aptidões dos alunos. Nessa época, as pesquisas avaliativas voltavam-se particularmente para a mensuração de mudanças do comportamento humano.
Segundo LUCKESI (1996), a avaliação tem sua origem na escola moderna com a prática de provas e exames que se sistematizou a partir do século XVI e XVII, e com a:
a. Centralização da politica brasileira.
b. Cristalização da sociedade egípcia.
c. Cristalização da sociedade burguesa.
d. Consolidação da sociedade brasileira.

“As questões e considerações sobre a avaliação da aprendizagem pretendem, justamente, delinear uma investigação que julgo necessária. Uma relação que ainda não percebo em sua total complexidade, mas que se refere essencialmente ao descrédito que se estabelece quanto a uma perspectiva de avaliação mediadora devido à postura conservadora dos educadores” (HOFFMANN, 1991, p. 67).
A partir da abordagem da autora, podemos considerar que a avaliação mediadora diz respeito à concepção de que:
a) o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano.
b) a opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno; corrigir para ver se ele aprendeu.
c) a correção da produção de conhecimento do aluno o leva à superação da dificuldade, ao enriquecimento do saber.
d) o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza; suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados senão algo indesejável e digno de um dado de reprovação.

O termo avaliação da aprendizagem é recente, apareceu em 1930, e foi atribuído por Ralph Tyler, um educador norte americano que dedicou seus estudos à questão de um ensino que fosse eficiente. O termo foi introduzido, mas a prática continuou a utilizar provas e exames, apesar de vários educadores acreditarem que a avaliação poderia e deveria subsidiar um modo eficiente de fazer ensino. A partir do início do século XX, a avaliação evoluiu em algumas formas básicas.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. Mensuração.
II. Descritiva.
III. Julgamento.
IV. Negociação.
a. As alternativas I, II estão corretas.
b. As alternativas II, IV estão corretas.
c. As alternativas I, II, III, IV estão corretas.
d. As alternativas III, IV estão corretas.

O termo avaliar vem do latim (a+valere) e cujo significado atribui valor e méritos aos objetos em estudos. Portanto avaliar é atribuir juízos de valores sobre as propriedades de um processo para assim, aferir a qualidade de seus resultados. Contudo, a avaliação dentro do processo ensino/aprendizagem é pautada pela lógica da mensuração (ou seja, medir) os conhecimentos adquiridos pelos alunos. A avaliação é um processo que vem sendo estudada desde o século XIX, onde os estudos comprovam a existência de pesquisas que tentam estabelecer a relação entre os tempos de treinamento escolar e os rendimentos ortográficos apresentados pelos educandos. Esses estudos comprovam que a quantidade de exercícios atribuída aos alunos não levava a um melhor rendimento escolar. As duas primeiras décadas deste século, foram marcadas:
Escolha uma:
a. Pelo aparecimento e desenvolvimento de testes padronizados que medem as habilidades e aptidões dos alunos.
b. Pela classificação segundo os níveis de aproveitamento: curso, unidade, semestre, ano.
c. Por informações que permitam aos agentes escolares decidir sobre as intervenções e redirecionamentos que se fizerem necessários em face do projeto educativo, definido coletivamente, e comprometido com a garantia da aprendizagem do aluno.
d. Por decisões de seleção ou de orientação em função da aptidão presumida para seguir uma nova formação.

A criança de educação infantil e, principalmente da classe de alfabetização, ainda tem muitas dúvidas sobre a sua trajetória escolar e, principalmente de como se dá o processo pela qual ela irá passar. São mais de 4 horas diárias de atividades (um período muitas vezes maior do que o que ela fica com seus pais em casa). Segundo os estudos a avaliação, conforme vem sido vivenciada na maioria das escolas brasileiras, é:
Escolha uma:
a. Ato dinâmico onde o professor e o aluno assumem o seu papel, de modo co-participativo, através da implementação do diálogo e da interação respeitosa, comprometendo-se com a construção do conhecimento e a formação de um profissional competente.
b. Mecanismo de sustentação lógica que organiza o trabalho escolar e, causador do fracasso.
c. Pautada pela lógica da mensuração (ou seja, medir) os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
d. Um processo interativo, negociado, que se fundamenta num paradigma construtivista.

Mais conteúdos dessa disciplina