Logo Passei Direto
Buscar
(2017/DPE/DEFENSOR PÚBLICO SUBSTITUTO) A teoria do órgão foi inspirada na Doutrina de Otto Gierke e tem grande aplicabilidade no direito administrativo brasileiro. Com base nesta teoria, é correto afirmar:

a) A estruturação dos órgãos da Administração se submete ao princípio da reserva legal.
b) Segundo Celso Antonio Bandeira de Mello, os órgãos seriam caracterizados pela teoria subjetiva, a qual corresponde às unidades funcionais da organização.
c) A teoria tem aplicação concreta na hipótese da chamada função de fato. Desde que a atividade provenha de um órgão, não tem relevância o fato de ter sido exercida por um agente que não tenha a investidura legítima.
d) É com base nestes ensinamentos que se discute desconcentração e descentralização, sendo aquela a criação de novas pessoas jurídicas e esta a criação de novos órgãos.
e) A teoria do órgão se opõe ao princípio da imputação objetiva.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base na teoria do órgão e sua aplicação no direito administrativo: a) A estruturação dos órgãos da Administração se submete ao princípio da reserva legal. - Essa afirmação não é correta, pois a estruturação dos órgãos não depende exclusivamente de uma lei, mas sim de normas administrativas. b) Segundo Celso Antonio Bandeira de Mello, os órgãos seriam caracterizados pela teoria subjetiva, a qual corresponde às unidades funcionais da organização. - Essa afirmação não está correta, pois a teoria do órgão é mais relacionada à função do que à subjetividade. c) A teoria tem aplicação concreta na hipótese da chamada função de fato. Desde que a atividade provenha de um órgão, não tem relevância o fato de ter sido exercida por um agente que não tenha a investidura legítima. - Esta alternativa está correta, pois a teoria do órgão permite que atos praticados por agentes sem a devida investidura sejam considerados válidos se realizados em nome do órgão. d) É com base nestes ensinamentos que se discute desconcentração e descentralização, sendo aquela a criação de novas pessoas jurídicas e esta a criação de novos órgãos. - Essa afirmação confunde os conceitos de desconcentração e descentralização, não sendo uma definição precisa. e) A teoria do órgão se opõe ao princípio da imputação objetiva. - Essa afirmação não é correta, pois a teoria do órgão não se opõe a esse princípio, mas sim complementa a forma como se entende a responsabilidade administrativa. Portanto, a alternativa correta é: c) A teoria tem aplicação concreta na hipótese da chamada função de fato. Desde que a atividade provenha de um órgão, não tem relevância o fato de ter sido exercida por um agente que não tenha a investidura legítima.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina