Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o “Símbolo Internacional de Surdez”, a legislação brasileira determina que

a) é permitido modificar ou adicionar ao símbolo outros elementos além do desenho reproduzido pela lei, a depender de seu local de fixação.
b) o símbolo deverá ser colocado, obrigatoriamente, em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência auditiva.
c) é lícita a utilização do símbolo para outras finalidades para além dos interesses do deficiente auditivo.
d) é vedado o uso do símbolo para identificar veículos conduzidos por deficiente auditivo, pois tal conduta é discriminatória.
e) é proibida a reprodução do símbolo em publicações e outros meios de comunicação relevantes para os interesses do deficiente auditivo.
User badge image
ServicoSocializando

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao "Símbolo Internacional de Surdez" e a legislação brasileira: a) É permitido modificar ou adicionar ao símbolo outros elementos além do desenho reproduzido pela lei, a depender de seu local de fixação. - Essa opção não está correta, pois a legislação geralmente exige que o símbolo seja reproduzido de forma padronizada. b) O símbolo deverá ser colocado, obrigatoriamente, em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência auditiva. - Esta opção está correta, pois a legislação brasileira realmente determina que o símbolo deve ser utilizado em locais acessíveis. c) É lícita a utilização do símbolo para outras finalidades para além dos interesses do deficiente auditivo. - Essa opção não é correta, pois o uso do símbolo deve ser restrito aos interesses das pessoas com deficiência auditiva. d) É vedado o uso do símbolo para identificar veículos conduzidos por deficiente auditivo, pois tal conduta é discriminatória. - Essa opção não é correta, pois o símbolo pode ser utilizado para identificar veículos, desde que respeitadas as normas. e) É proibida a reprodução do símbolo em publicações e outros meios de comunicação relevantes para os interesses do deficiente auditivo. - Essa opção também não está correta, pois a reprodução do símbolo é permitida em contextos que visem a inclusão e a informação. Portanto, a alternativa correta é: b) o símbolo deverá ser colocado, obrigatoriamente, em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência auditiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e a CORDE - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência estão vinculados ao Ministério

da Educação e Cultura e à Secretaria de Educação Especial.
da Saúde e à Secretaria de Atenção à Saúde, por meio do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e à Coordenadoria Geral de Ações Intersetoriais do Departamento de Benefícios Assistenciais.
da Justiça e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e à Secretaria Nacional de Assistência Social.

Uma pessoa de baixa visão tentou ingressar em repartição pública com o seu cão-guia. Entretanto, o atendente, mesmo depois de alertado que se tratava de um cão-guia, de forma educada, afirmou que a pessoa poderia entrar, porém, animais não eram permitidos no local. Nesse caso, o atendente: a. praticou ato de discriminação, mas esse ato não pode ensejar a aplicação de multa. b. não praticou ato de discriminação, porque agiu educadamente e orientou a pessoa sobre as normas do prédio público. c. não praticou ato de discriminação, porque permitiu o ingresso da pessoa, apenas impediu que o animal ingressasse em área pública. d. praticou ato de discriminação, que, inclusive, pode ensejar a aplicação de multa. e. não praticou ato de discriminação, porque a lei não assegura o direito de ingressar em prédios públicos com animais.

A Lei nº 11.126/2005 dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. Qualquer tentativa voltada a impedir ou dificultar o gozo desse direito constitui ato de discriminação a ser apenado com multa e
a) detenção.
b) reclusão.
c) trabalhos comunitários.
d) prisão preventiva.
e) interdição.

Mais conteúdos dessa disciplina