Logo Passei Direto
Buscar
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUEBERT, Caroline Aparecida. Rota de Aprendizagem da aula 5. História Regional. Curitiba, Intersaberes, 2022, p. 14. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 5, Tema 1 – Memória e Região da disciplina História Regional, assinale a alternativa correta sobre região, memória e identidades.

A A memória evoca modos de vida e é carregada por grupos vivos, e por isso se mantem e se propaga através das gerações de forma imutável e estática pelos indivíduos.
B Lugares de memória são unidades significativas, materiais e imateriais, das quais o querer dos homens ou o trabalho do tempo fez um elemento simbólico do patrimônio da memória de uma comunidade.
C De acordo com Maurice Halbwachs, a memória individual não pode ser associada à memória coletiva, pois, além de diferentes, ambas se originam a partir de fenômenos sociais distintos.
D A memória, mais do que aludir somente ao passado, refere-se ao presente, mas está desconectada das expectativas de futuro dos que se identificam com ela.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre região, memória e identidades: A) A memória evoca modos de vida e é carregada por grupos vivos, e por isso se mantém e se propaga através das gerações de forma imutável e estática pelos indivíduos. - Esta afirmação é incorreta, pois a memória é dinâmica e se transforma ao longo do tempo. B) Lugares de memória são unidades significativas, materiais e imateriais, das quais o querer dos homens ou o trabalho do tempo fez um elemento simbólico do patrimônio da memória de uma comunidade. - Esta alternativa está correta, pois reconhece que lugares de memória são importantes para a construção da identidade coletiva e são influenciados tanto por ações humanas quanto pelo tempo. C) De acordo com Maurice Halbwachs, a memória individual não pode ser associada à memória coletiva, pois, além de diferentes, ambas se originam a partir de fenômenos sociais distintos. - Esta afirmação é incorreta, pois Halbwachs argumenta que a memória individual está intimamente ligada à memória coletiva. D) A memória, mais do que aludir somente ao passado, refere-se ao presente, mas está desconectada das expectativas de futuro dos que se identificam com ela. - Esta afirmação é enganosa, pois a memória está conectada às expectativas de futuro, influenciando a identidade e a cultura de um grupo. Portanto, a alternativa correta é: B) Lugares de memória são unidades significativas, materiais e imateriais, das quais o querer dos homens ou o trabalho do tempo fez um elemento simbólico do patrimônio da memória de uma comunidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: “Franz Boas com certeza fez mais do que qualquer outro antropólogo pela promoção de um conceito de cultura que englobasse a espécie humana – segundo o qual todos os grupos humanos, e não outras formas de vida, manifestam esta propriedade ou capacidade. O interesse de Boas se situava particularmente nas sociedades comumente rotuladas de 'primitivas'. Suas características comuns mais notáveis provavelmente seriam [...] o desconhecimento da escrita [...].” Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base História Regional sobre o conceito de cultura, assinale a alternativa correta:

A Para historiografia moderna a referência de cultura se limita ao sentido natural do termo, ou seja, àquele relacionado à prática de cultivar alimentos.
B Em termos historiográficos, cultura pode ser definida como tudo aquilo que o ser humano produziu e produz, tanto os elementos materiais, como as atividades que dão sentido à vida no sentido mais subjetivo do termo.
C A cultura é um conjunto de costumes, valores e compreensão de mundo de uma determinada sociedade, mas que não são transmitidos ao longo do tempo, pois cada geração tem uma cultura diferente que a anterior.
D Quando pensamos no conceito de cultura para historiografia, fazemos referência apenas à parte da população culta, ou seja, àqueles que possuem acesso materiais e conhecimento de diversas formas.
E Para a historiografia, todo o ser vivo, independente de classe social ou espécie possui cultura, pois é capaz de produzir um conjunto de costumes, práticas, técnicas, valores e compreensão de mundo relacionados ao seu redor.

Leia o seguinte fragmento de texto: "Membros das elites econômicas que viajam constantemente para outros países, fazem turismo cultural no estrangeiro, mas não apoiam a preservação no Brasil, com receio de perdas financeiras. A aplicação prática das propostas oriundas dos estudos culturais da memória e do patrimônio regionais depende do reconhecimento da sua importância pelo Estado e pela sociedade civil". Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 5, Tema 5 – História regional e turismo da disciplina História Regional, assinale a alternativa correta sobre patrimônio cultural e turismo.

A O uso do patrimônio histórico para alavancar o desenvolvimento de regiões se inspira na recuperação econômica de países europeus depois da Segunda Guerra Mundial pelo mercado do turismo.
B O patrimônio cultural, que tem função de reter a memória de grupos, permite um compartilhamento da cultura de forma restrita a região que faz parte, apesar de ser um segmento do turismo.
C É função do historiador, especificamente, o estudo histórico dos artefatos, da cultura trabalhada, mas cabe ao turismólogo estudar a transformação dos lugares e suportes da memória em fatores de atração turística.
D As relações entre cidade nova e cidade velha e de ambas com a paisagem humana se tornaram cada vez menos relevantes para os especialistas em patrimônio cultural nos dias de hoje.
E É comum em muitos casos que moradores de áreas tombadas atrapalhem.

Mais conteúdos dessa disciplina