Logo Passei Direto
Buscar
Leia as seguintes estrofes do poema “Não te amo”, de Almeida Garrett:Não te amo, quero-te: o amor vem d’alma.E eu n’alma - tenho a calma,A calma - do jazigo.Ai! não te amo, não.Não te amo, quero-te: o amor é vida.E a vida - nem sentidaA trago eu já comigoAi! não te amo, não.Ai! não te amo, não; e só te queroDe um querer bruto e feroQue o sangue me devora,Não chega ao coração.[...]E infame sou, porque te quero;Que de mim tenho espanto,De ti medo e terror…Mas amar!... não te amo, não.MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1976, p. 244.Considerando que Garret é um poeta romântico, é correto afirmar que, nasestrofes transcritas acima.a. o poeta confessa, claramente, o desejo que o devora, e m imagenssubjetivas e fortes.b. o poeta ignora o desejo que sente, mantendo a objetividade e oequilíbrio formal de base racionalista.c. os versos ilustram uma poesia de inspiração bucólica, de comunhãocom a natureza e exaltação da vida simples e pastoril.d. o poeta que está se mpre e m busca de uma perfeição possível apenasno mundo perfeito dos sonhos, idealiza a figura da mulher.
e. as imagens expressam o desejo do poeta de fugir da realidade nadireção de um mu ndo pitoresco e idealizado, criado à imagem de suaslembranças e emoções
User badge image
Joe Alves de Andrade

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas em relação ao poema "Não te amo" de Almeida Garrett, que é um exemplo da poesia romântica, marcada por sentimentos intensos e subjetivos. a) O poeta confessa, claramente, o desejo que o devora, em imagens subjetivas e fortes. - Esta alternativa parece correta, pois o poema expressa um desejo intenso e contraditório, com imagens que revelam a luta interna do eu lírico. b) O poeta ignora o desejo que sente, mantendo a objetividade e o equilíbrio formal de base racionalista. - Esta alternativa não é correta, pois o poema é claramente subjetivo e expressa emoções intensas, não mantendo a objetividade. c) Os versos ilustram uma poesia de inspiração bucólica, de comunhão com a natureza e exaltação da vida simples e pastoril. - Esta alternativa não se aplica, já que o poema não tem um foco na natureza ou na vida pastoral. d) O poeta que está sempre em busca de uma perfeição possível apenas no mundo perfeito dos sonhos, idealiza a figura da mulher. - Embora o eu lírico tenha um desejo, ele não idealiza a figura da mulher de forma romântica, mas sim expressa um conflito. e) As imagens expressam o desejo do poeta de fugir da realidade na direção de um mundo pitoresco e idealizado, criado à imagem de suas lembranças e emoções. - Esta alternativa também não se encaixa bem, pois o poema lida mais com a contradição do desejo do que com a fuga da realidade. Diante da análise, a alternativa que melhor se encaixa com o conteúdo do poema é a) o poeta confessa, claramente, o desejo que o devora, em imagens subjetivas e fortes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina