Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Considerando o excerto e os conteúdos do livro-base, Eclesiologia Católica, sobre a origem do termo Ekklesia, é correto afirmar:

A Ekklesia é um termo de origem grega, usado para traduzir o hebraico Kadosh.
B A palavra hebraica Ekklesia é equivalente ao que hoje compreendemos como comunhão.
C O hebraico Ekklesia é a tradução da palavra grega Eikasia.
D O apóstolo Paulo criou a palavra Ekklesia.
E É uma expressão da Setenta (LXX), equivalente ao hebraico Qahal.
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a origem do termo "Ekklesia": A) A Ekklesia é um termo de origem grega, usado para traduzir o hebraico Kadosh. - Incorreto, pois "Kadosh" significa "santo" e não é a tradução de "Ekklesia". B) A palavra hebraica Ekklesia é equivalente ao que hoje compreendemos como comunhão. - Incorreto, pois "Ekklesia" não é uma palavra hebraica, mas sim grega. C) O hebraico Ekklesia é a tradução da palavra grega Eikasia. - Incorreto, pois "Ekklesia" é um termo grego e não tem uma origem hebraica. D) O apóstolo Paulo criou a palavra Ekklesia. - Incorreto, a palavra já existia antes de Paulo e era usada na Grécia antiga. E) É uma expressão da Setenta (LXX), equivalente ao hebraico Qahal. - Correto, pois "Ekklesia" é a tradução grega da palavra hebraica "Qahal", que se refere à assembleia ou congregação. Portanto, a alternativa correta é: E) É uma expressão da Setenta (LXX), equivalente ao hebraico Qahal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 3/10 - Eclesiologia Leia a citação: "É Cristo, com o seu mistério pascal, que configura a aliança definitiva e a perpetua na história com a instituição dos doze Apóstolos. Estes formam o primeiro núcleo histórico da Igreja que foi compreendida à luz da ação de Deus, em Jesus pelo Espírito Santo". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORENZ, Fernando. Sensus ecclesiae in revelatione: o sentido de igreja a partir da história da salvação. Revista Eletrônica Espaço Teológico ISSN 2177-952X. v. 6, n. 9, jan./jun., 2012, p. 93-107. p. 105. No início da formação da Igreja no Novo Testamento, os evangelhos relatam um sentido bíblico e simbólico dos números. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base, Eclesiologia Católica, marque a alternativa correta em relação à significação existente em torno do número dos 12 discípulos escolhidos por Jesus:

A O número era santo para os israelitas, pois remetia aos doze patriarcas que simbolizam todo o Israel, o povo das doze tribos.
B Trata-se de um número mágico, pois no início da Igreja havia a necessidade de aproximar o cristianismo das religiões pagãs.
C O número 12 foi inventado, pois não se sabe ao certo quantos e quais foram os discípulos de Jesus.
D A simbologia numérica presente no texto bíblico obedece aos princípios da cabala, que era praticada pelos fiéis para adivinhação.
E O número 12 carrega uma significação cósmica, representando a astrologia antiga e as crenças de que a vida humana é regida pelos planetas.

Mais conteúdos dessa disciplina