Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A independência foi um processo que não ocorreu num único instante. Ela foi resultado de várias articulações políticas, econômicas e sociais locais, na América Portuguesa, em paralelo a desarticulações do Antigo Regime na Europa. Sobre uma rebelião de cunho separatista, assinale a alternativa INCORRETA:

A Guerra no Iraque (2000).
B Conjuração Mineira (1789).
C Revolução Pernambucana (1817).
D Conjuração Baiana (1798).
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas para identificar a opção INCORRETA em relação a uma rebelião de cunho separatista no contexto da independência do Brasil. A) Guerra no Iraque (2000) - Esta opção se refere a um conflito contemporâneo e não tem relação com o processo de independência do Brasil ou com rebeliões separatistas no período colonial. B) Conjuração Mineira (1789) - Foi uma conspiração que buscava a independência de Minas Gerais em relação à Coroa Portuguesa, portanto, é uma rebelião de cunho separatista. C) Revolução Pernambucana (1817) - Também foi um movimento separatista que buscava a independência de Pernambuco em relação a Portugal. D) Conjuração Baiana (1798) - Este movimento também tinha características separatistas, buscando a independência da Bahia. Diante da análise, a alternativa INCORRETA é: A) Guerra no Iraque (2000).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O café tornou-se o principal produto brasileiro de exportação durante o século XIX. Inicialmente, uma cultura doméstica, o café transforma-se em um produto agrícola plantado em escala comercial graças ao trabalho escravo. Como resultado, o peso do café nas exportações brasileiras fortalece consideravelmente a economia do império. Sobre o café no século XIX, analise as sentenças a seguir: A economia baseada na exportação de café desenvolveu-se no Vale do Paraíba fluminense no início do século XIX, como resultado da conjunção dos interesses da nobreza do Reino português, instalada no Rio de Janeiro, em 1808, e os interesses da elite colonial. II- O plantio expandiu-se, a partir de meados do século, para o Vale do Paraíba paulista e mais tarde para o Oeste do Paraná. Essa expansão foi facilitada pelo encontro de solo fértil propício, ainda que dificultada pela necessidade de expulsão dos antigos ocupantes da região. III- A exportação, que durante a primeira metade do século, era majoritariamente para os EUA, a partir de 1870 direcionou-se para a Inglaterra, quando passou a representar equivalente a mais da metade da pauta de exportação brasileira. IV- As relações de trabalho predominantes transformaram-se, após o fim do tráfico negreiro intercontinental, em meados do século. De relações escravistas no Vale do Paraíba fluminense passaram a relações de assalariamento no Vale do Paraíba e Oeste paulista. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente as sentenças II e III estão corretas.
c) Somente as sentenças III e IV estão corretas.
d) Todas as sentenças estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina