Logo Passei Direto
Buscar
1) (FGV/2023) João foi condenado, em sentença que ainda não transitou em julgado, pela prática de crime, no qual utilizou a internet para alterar dados de interesse público, daí decorrendo grande dano para a coletividade. Em momento posterior, foi editada a Lei federal nº X, que alterou diversos aspectos da norma penal que fora aplicada a João, em alguns casos para exasperá-la, em outros para atenuá-la. Preocupado com a possível aplicação da Lei federal nº X ao seu caso, João consultou um advogado, sendo-lhe corretamente informado que o referido diploma normativo:

A) somente incidirá sobre o seu caso se contiver cláusula expressa de retroação;
B) poderá incidir sobre o seu caso se João assim optar ao ser instado a se manifestar pelo juiz de direito;
C) somente incidirá sobre o seu caso nos aspectos que se mostrem mais benéficos em relação à lei anterior;
D) incidirá integralmente sobre o seu caso, considerando que a sentença proferida ainda não transitou em julgado;
E) não incidirá, em nenhum aspecto, sobre o seu caso, considerando a prolação de sentença, ainda que não tenha transitado em julgado.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar o princípio da retroatividade e da irretroatividade das leis penais, conforme estabelecido no Código Penal Brasileiro. 1. Princípio da irretroatividade: A lei penal não retroage, salvo para beneficiar o réu. Isso significa que, se uma nova lei for mais benéfica, ela pode ser aplicada a casos em andamento, mesmo que já tenha havido uma condenação em primeira instância. 2. Sentença não transitada em julgado: Como a sentença de João ainda não transitou em julgado, isso significa que ele ainda pode recorrer e que a nova lei pode ser aplicada ao seu caso. Agora, analisando as alternativas: A) somente incidirá sobre o seu caso se contiver cláusula expressa de retroação - Incorreta, pois a nova lei pode ser aplicada se for mais benéfica, mesmo sem cláusula expressa. B) poderá incidir sobre o seu caso se João assim optar ao ser instado a se manifestar pelo juiz de direito - Incorreta, a aplicação da nova lei não depende da opção de João. C) somente incidirá sobre o seu caso nos aspectos que se mostrem mais benéficos em relação à lei anterior - Correta, pois a nova lei pode ser aplicada se for mais benéfica. D) incidirá integralmente sobre o seu caso, considerando que a sentença proferida ainda não transitou em julgado - Incorreta, pois a nova lei não se aplica integralmente, apenas nos aspectos benéficos. E) não incidirá, em nenhum aspecto, sobre o seu caso, considerando a prolação de sentença, ainda que não tenha transitado em julgado - Incorreta, pois a nova lei pode ser aplicada se for mais benéfica. Portanto, a alternativa correta é: C) somente incidirá sobre o seu caso nos aspectos que se mostrem mais benéficos em relação à lei anterior.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

2) (FGV/2023) Joana, residente no Município Alfa, decidiu atuar em uma profissão em relação à qual não havia regulamentação legal. Após dois anos de atuação, sobreveio a Lei federal nº X, que regulamentou a referida profissão e passou a exigir algumas qualificações profissionais para o seu exercício, qualificações estas que não eram atendidas por Joana. À luz dessa narrativa, é correto afirmar que Joana:

A) exerceu regularmente a profissão em momento anterior à edição da Lei federal nº X, considerando a ausência de disciplina legal, podendo continuar a exercê-la, considerando o direito adquirido ao regime jurídico anterior;
B) não poderia exercer a profissão em momento anterior à edição da Lei federal nº X, considerando a ausência de disciplina legal, também não podendo fazê-lo em momento posterior, por não preencher os requisitos exigidos;
C) em momento anterior à edição da Lei federal nº X, exerceu a profissão de maneira lícita, considerando a ausência de disciplina legal, não podendo continuar a exercê-la após a superveniência desse diploma normativo, por não preencher os requisitos exigidos;
D) não poderia exercer a profissão em momento anterior à edição da Lei federal nº X, considerando a ausência de disciplina legal, mas poderia vir a exercê-la em momento posterior, pois o referido diploma normativo não pode retroagir para alterar a sua situação jurídica;
E) exerceu regularmente a profissão em momento anterior à edição da Lei federal nº X, considerando a ausência de disciplina legal, podendo continuar a exercê-la em momento posterior, considerando a inconstitucionalidade do referido diploma normativo, pois a lei não pode restringir o trabalho.

Marina, insatisfeita com os últimos decretos do Prefeito do Município Alfa, resolve convocar nas redes sociais uma manifestação pacífica nas ruas do centro da cidade. No dia marcado, várias pessoas comparecem ao logradouro público e começam a se manifestar com palavras de ordem sob a sua liderança. Considerando estes fatos, e de acordo com a Constituição da República, a manifestação

(A) pode acontecer desde que os manifestantes tenham obtido autorização prévia com a Prefeitura.
(B) não pode acontecer porque a Constituição da República não garante o direito de se reunir pacificamente.
(C) pode acontecer, de acordo com a Constituição da República, independente de aviso prévio à autoridade competente.
(D) não pode acontecer porque realizada em local aberto ao público, visto que prejudica o direito de locomoção dos demais cidadãos.
(E) pode acontecer independentemente de autorização, desde que não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, e que seja pacífica, sem armas, em local aberto ao público e seja comunicada previamente à autoridade competente.

Mais conteúdos dessa disciplina