Logo Passei Direto
Buscar
Questão 7: Leia o fragmento do texto “Direito ao delírio”, de Eduardo Galeano. A publicidade manda consumir e a economia proíbe. As ordens de consumo, obrigatórias para todos, mas impossíveis para a maioria, são convites ao delito. Sobre as contradições de nosso tempo, as páginas policiais dos jornais ensinam mais do que as páginas de informação política e economia. Este mundo, que oferece o banquete a todos e fecha a porta no nariz de tantos, é ao mesmo tempo igualador de desigual: igualador nas ideias e nos costumes que impõe e desigual nas oportunidades que proporciona. Assinale a alternativa que expressa corretamente a ideia do trecho:

A) As páginas policiais dos jornais têm mais qualidade do que as que abordam política ou economia porque a sociedade de hoje é marcada pelo crime e pelo descrédito nos governos.
B) A globalização permite que todos tenham acesso ao banquete do consumo, embora haja desigualdades.
C) A publicidade tem mais força que a lei e impõe o consumo; essa é a causa de todos os crimes praticados.
D) A sociedade atual é marcada pela igualdade nas ideias e nos costumes, reforçados pela publicidade, e pela desigualdade socioeconômica, que impede o acesso de muitos a diversos bens e gera crimes.
E) O acesso aos bens de consumo é oferecido a todos, mas é necessário mérito para ter um bom padrão de vida, o que não acontece para a maioria da população.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas com base no trecho do texto “Direito ao delírio”, de Eduardo Galeano, que fala sobre as contradições da sociedade contemporânea em relação ao consumo e à desigualdade. A) As páginas policiais dos jornais têm mais qualidade do que as que abordam política ou economia porque a sociedade de hoje é marcada pelo crime e pelo descrédito nos governos. - Esta opção foca na qualidade das páginas policiais, mas não reflete a ideia central do trecho. B) A globalização permite que todos tenham acesso ao banquete do consumo, embora haja desigualdades. - Embora mencione o acesso ao consumo, não aborda a questão das contradições e desigualdades de forma precisa. C) A publicidade tem mais força que a lei e impõe o consumo; essa é a causa de todos os crimes praticados. - Esta opção exagera a relação entre publicidade e crime, não capturando a complexidade do texto. D) A sociedade atual é marcada pela igualdade nas ideias e nos costumes, reforçados pela publicidade, e pela desigualdade socioeconômica, que impede o acesso de muitos a diversos bens e gera crimes. - Esta alternativa reflete bem a ideia do trecho, que menciona a igualdade nas ideias e costumes, mas desigualdade nas oportunidades. E) O acesso aos bens de consumo é oferecido a todos, mas é necessário mérito para ter um bom padrão de vida, o que não acontece para a maioria da população. - Esta opção fala sobre mérito, mas não aborda diretamente as contradições mencionadas no texto. A alternativa que expressa corretamente a ideia do trecho é: D) A sociedade atual é marcada pela igualdade nas ideias e nos costumes, reforçados pela publicidade, e pela desigualdade socioeconômica, que impede o acesso de muitos a diversos bens e gera crimes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina