Logo Passei Direto
Buscar
Podemos afirmar que a Didática Geral tem como objeto:

a.
As técnicas de ensino.

b.
O processo de ensino, em sua totalidade.

c.
A legislação educacional.

d.
O desenvolvimento humano.

e.
A gestão escolar.
User badge image
Wigna da Costa Mendes

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à sua pergunta sobre o objeto da Didática Geral, é importante entender que a Didática Geral se ocupa do estudo e da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem de forma ampla e integrada. Analisando as alternativas: a) As técnicas de ensino - Embora as técnicas sejam uma parte importante, a Didática Geral abrange mais do que apenas isso. b) O processo de ensino, em sua totalidade - Esta opção reflete a abrangência da Didática Geral, que considera todos os aspectos do ensino e da aprendizagem. c) A legislação educacional - A legislação é importante, mas não é o foco principal da Didática Geral. d) O desenvolvimento humano - Embora o desenvolvimento humano seja relevante, a Didática Geral se concentra mais no processo de ensino. e) A gestão escolar - A gestão escolar é um aspecto importante, mas não é o objeto central da Didática Geral. Portanto, a alternativa correta é: b) O processo de ensino, em sua totalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O compromisso ético e social do(a) professor(a) se refere ao:
a. Ensino uniforme para todos(as).
b. Preparo exclusivo para o mercado de trabalho.
c. Ensino voltado para a aprendizagem efetiva e a vida social.
d. Desenvolvimento cognitivo, apenas.
e. Preparo para o vestibular, apenas.

Assinale a alternativa que melhor expressa a lógica presente nesses discursos.
a. O governo, por cumprir plenamente o seu papel de Estado provedor, pode atribuir a culpa ao sujeito pela classe social que se encontra, uma vez que as condições são as mesmas para todos.
b. O governo, cumprindo ou não o seu papel de Estado provedor, pode atribuir ao sujeito a culpa pela classe social que se encontra, mesmo que as condições não sejam as mesmas para todos.
c. O governo nem sempre cumpre plenamente o seu papel de Estado provedor, porém, mesmo que as condições não sejam as mesmas para todos, tem o direito de atribuir a culpa no sujeito por sua classe social.
d. O governo, por não cumprir plenamente o seu papel de Estado provedor, atribui ao sujeito a culpa pela sua condição, ou seja, que pertencer a uma determinada classe social trata-se de uma incompetência individual.
e. O governo, por não cumprir plenamente o seu papel de Estado provedor, atribui a culpa para si pela condição e classe social que o sujeito se encontra, justificando que a situação reflete uma incompetência coletiva.

De acordo com a teoria da tábula rasa, as pessoas nascem sem saber absolutamente nada, sem nenhum conhecimento, como se fossem uma “folha em branco”, uma “tábula rasa” a ser preenchida ao longo de sua história de vida.
Os princípios de qual filósofo da educação sustentam esta teoria?
a. John Locke.
b. Sócrates.
c. João Amós Comênio.
d. Jean-Jacques Rousseau.
e. Paulo Freire.

Para Lee Shulman (1992), existem três tipos de conhecimentos que são essenciais para a prática do professor, são eles: o conhecimento do conteúdo, o conhecimento didático do conteúdo e o conhecimento curricular do conteúdo.
De acordo com este teórico, no que consiste o conhecimento do conteúdo?
a. No domínio dos conceitos e das propriedades do conteúdo a ser ensinado, ou seja, ‘o que’ será ensinado.
b. Na ação de ensinar e aprender como processos distintos, porém imbricados. Trata-se de ‘como’ o conteúdo será ensinado.
c. Na compreensão dos documentos curriculares oficiais, ou seja, ‘para que’ o conteúdo será ensinado, servindo de ponto de partida para o planejamento e replanejamento do professor.
d. Na articulação entre os conceitos e metodologias.
e. No vínculo entre o conteúdo e os aspectos curriculares.

Mais conteúdos dessa disciplina