Logo Passei Direto
Buscar
Os textos I e II fazem referência ao processo de transformação em curso no Brasil durante o governo Kubitschek, marcado pelo(a)

A. Construção de Brasília como estratégia para promover a integração entre as diversas regiões do país.
B. Estabelecimento do “Plano de Metas” que orientou a ação governamental prioritariamente em direção ao desenvolvimento da produção agrícola.
C. Embate com o governo norte-americano em função da resistência de Juscelino Kubitschek em abrir a economia brasileira ao capital internacional.
D. Inclusão social dos migrantes que se deslocam para a região do Planalto Central em busca de novas oportunidades de trabalho.
E. Transferência da capital federal de Salvador, Bahia, para a cidade do Rio de Janeiro em função da importância da produção cafeeira.
User badge image
Matematicamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa em relação ao governo de Juscelino Kubitschek e suas características: A. Construção de Brasília como estratégia para promover a integração entre as diversas regiões do país. Verdadeiro, a construção de Brasília foi uma das principais ações do governo Kubitschek, visando a integração nacional. B. Estabelecimento do “Plano de Metas” que orientou a ação governamental prioritariamente em direção ao desenvolvimento da produção agrícola. Falso, o "Plano de Metas" focou mais na industrialização e no desenvolvimento de infraestrutura do que especificamente na produção agrícola. C. Embate com o governo norte-americano em função da resistência de Juscelino Kubitschek em abrir a economia brasileira ao capital internacional. Falso, embora houvesse interações com os EUA, a abertura ao capital internacional não foi um ponto central de embate. D. Inclusão social dos migrantes que se deslocam para a região do Planalto Central em busca de novas oportunidades de trabalho. Verdadeiro, a construção de Brasília atraiu muitos migrantes e buscou promover a inclusão social. E. Transferência da capital federal de Salvador, Bahia, para a cidade do Rio de Janeiro em função da importância da produção cafeeira. Falso, a capital foi transferida de Rio de Janeiro para Brasília, não de Salvador para o Rio. Com base na análise, as alternativas verdadeiras são A e D. No entanto, como a questão pede a alternativa que contém todos os itens corretos, a única alternativa que se destaca é a A, que é a mais relevante para o contexto do governo Kubitschek. Portanto, a alternativa correta é: A. Construção de Brasília como estratégia para promover a integração entre as diversas regiões do país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As conquistas do futebol brasileiro em 1970 e em 2002 ocorrem em dois momentos marcados por profundas diferenças. O elemento indicado, historicamente, que diferencia esses dois momentos é o seguinte:
a) a orientação da política econômica - a década de 1970 foi marcada pela não intervenção do Estado; no ano 2002, pela crise do neoliberalismo.
b) os rumos da política externa - na década de 1970, consolidava-se a aproximação com a União Soviética; e em 2002, com os Estados Unidos.
c) a condição social da mulher - na década de 1970, houve um retrocesso nas conquistas femininas; em 2002, essas conquistas foram plenamente consolidadas.
d) a organização política brasileira - na década de 1970, o Brasil vivia o auge da repressão da Ditadura Militar; em 2002, a consolidação da democracia.
e) a política educacional brasileira - na década de 1970, deu-se a implementação de uma política inclusiva na educação básica, com a ampliação do acesso às escolas públicas, o que foi revertido no ano de 2002.

Mais conteúdos dessa disciplina