Logo Passei Direto
Buscar
O registro de óbito é um documento formal que atesta a morte de uma pessoa e é essencial para diversas finalidades legais e administrativas, devendo ser realizado no Cartório de Registro Civil da localização onde ocorreu o falecimento. A Constituição Federal e a Lei dos Cartórios (Lei nº 8.935/94) asseguram a gratuidade na obtenção do registro de óbito. Segundo o artigo 45 da referida lei, os registros civis de nascimento e de óbito, assim como a primeira certidão correspondente, são isentos de taxas, conforme alterado pela Lei nº 9.534, de 10 de dezembro de 1997.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando o exposto, examine as seguintes assertivas.

I. Os óbitos ocorridos em campanha (guerra) são dispensados de qualquer formalidade, desta forma, não precisam ser declarados e nem mesmos contabilizados em livros próprios geridos pela corporação.
II. Em regra, o registro de óbito poderá ocorrer em até 72h, não havendo qualquer possibilidade de ampliação desses prazos.
III. A cremação somente ocorrerá quando for manifestado interesse prévio pelo falecido ou sendo caso de interesse da saúde pública, nos moldes previstos na legislação.
IV. Nos casos de falecimentos em hospitais, a instituição gera automaticamente uma Declaração de Óbito, que é utilizada para formalizar o registro e facilitar a continuidade dos procedimentos funerários..

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
II e IV, apenas.

Alternativa 5:
III e IV, apenas.
User badge image
Cristiane Sarmento Brandao

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada assertiva: I. Os óbitos ocorridos em campanha (guerra) são dispensados de qualquer formalidade, desta forma, não precisam ser declarados e nem mesmo contabilizados em livros próprios geridos pela corporação. Falso. Mesmo em situações de guerra, os óbitos devem ser registrados e contabilizados, embora possam haver procedimentos específicos. II. Em regra, o registro de óbito poderá ocorrer em até 72h, não havendo qualquer possibilidade de ampliação desses prazos. Falso. O prazo para registro de óbito é de até 24 horas, podendo haver exceções em casos específicos, mas a afirmação de que não há possibilidade de ampliação é incorreta. III. A cremação somente ocorrerá quando for manifestado interesse prévio pelo falecido ou sendo caso de interesse da saúde pública, nos moldes previstos na legislação. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a cremação deve seguir a vontade do falecido ou atender a questões de saúde pública. IV. Nos casos de falecimentos em hospitais, a instituição gera automaticamente uma Declaração de Óbito, que é utilizada para formalizar o registro e facilitar a continuidade dos procedimentos funerários. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os hospitais emitem a Declaração de Óbito para facilitar o registro. Com base nas análises, as assertivas corretas são III e IV. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 5: III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina