Logo Passei Direto
Buscar
É CORRETO afirmar sobre os embargos de declaração:

Considera-se omissa a decisão que se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos.
O tribunal, em decisão fundamentada, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente a dois por cento sobre o valor atualizado da causa, na reiteração de embargos de declaração.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Eles serão opostos em petição dirigida ao julgador com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e estarão sujeito a preparo, salvo se a parte demonstrar que tem direito à gratuidade.
Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, sendo vedado ao relator atribuir efeito suspensivo ao recurso.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre os embargos de declaração: 1. Considera-se omissa a decisão que se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos. - Esta afirmação está correta, pois realmente a omissão ocorre quando não se explicita a aplicação do precedente ou da súmula ao caso concreto. 2. O tribunal, em decisão fundamentada, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente a dois por cento sobre o valor atualizado da causa, na reiteração de embargos de declaração. - Esta afirmação também está correta, pois a reiteração de embargos de declaração pode levar à aplicação de multa. 3. Nenhuma das alternativas anteriores. - Esta opção não pode ser correta, pois já temos alternativas corretas. 4. Eles serão opostos em petição dirigida ao julgador com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e estarão sujeito a preparo, salvo se a parte demonstrar que tem direito à gratuidade. - Esta afirmação é verdadeira, pois os embargos de declaração devem ser interpostos com a indicação do vício e podem estar sujeitos a preparo, exceto em casos de gratuidade. 5. Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, sendo vedado ao relator atribuir efeito suspensivo ao recurso. - Esta afirmação também é correta, pois os embargos de declaração realmente interrompem o prazo para outros recursos e não têm efeito suspensivo. Diante da análise, todas as alternativas apresentadas são corretas, exceto a opção "Nenhuma das alternativas anteriores". Portanto, a resposta correta é a primeira alternativa, que é a mais específica sobre a omissão. Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao estudar o art. 932, CPC percebemos que o relator pode julgar monocraticamente um processo, em clara exceção ao princípio do colegiado. Neste caso, em relação ao recurso, o relator pode não conhecer do recurso; negar seguimento ao recurso; dar provimento ao recurso. Assim, em quais situações o relator poderá dar provimento ao recurso?

O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for inadmissível.
O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a recursos repetitivos julgados pelos Tribunais Estaduais de todo o país.
O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal.
O relator poderá dar provimento ao recurso independentemente de intimação para apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a súmulas do STF e do STJ.
O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a súmulas de qualquer tribunal, uma vez que a uniformização deve ser em todo o país.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Considere as assertivas a seguir a respeito da apreciação e julgamento de Recurso Extraordinário e de Recurso Especial. I. Admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial por um fundamento, não se devolve ao Tribunal Superior o conhecimento dos demais fundamentos para solução do capítulo impugnado. II. Se o Supremo Tribunal Federal considerar como reflexa a ofensa à Constituição afirmada no recurso extraordinário, por pressupor a revisão da interpretação de lei federal ou de tratado, remetê-lo-á ao Superior Tribunal de Justiça para julgamento como recurso especial. III. Se o relator, no Superior Tribunal de Justiça, entender que o recurso especial versa sobre questão constitucional, deverá conceder prazo de quinze dias para que o recorrente demonstre a existência de repercussão geral e se manifeste sobre a questão constitucional. IV. O Supremo Tribunal Federal, em decisão apenas recorrível por agravo interno, não conhecerá de recurso extraordinário quando a questão constitucional versada não tiver repercussão geral. V. O relator poderá solicitar ou admitir manifestação de pessoas, órgãos ou entidades com interesse na controvérsia, considerada a relevância da matéria e fixar data para, em audiência pública, ouvir depoimentos de pessoas com experiência e conhecimento na matéria, com a finalidade de instruir o procedimento. É correto o que se afirma APENAS em: I, II e V II, III e V III e IV II e IV I, III e V

Mais conteúdos dessa disciplina