Buscar

Ao estudar o art. 932, CPC percebemos que o relator pode julgar monocraticamente um processo, em clara exceção ao princípio do colegiado. Neste cas...

Ao estudar o art. 932, CPC percebemos que o relator pode julgar monocraticamente um processo, em clara exceção ao princípio do colegiado. Neste caso, em relação ao recurso, o relator pode não conhecer do recurso; negar seguimento ao recurso; dar provimento ao recurso. Assim, em quais situações o relator poderá dar provimento ao recurso?

O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for inadmissível.
O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a recursos repetitivos julgados pelos Tribunais Estaduais de todo o país.
O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal.
O relator poderá dar provimento ao recurso independentemente de intimação para apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a súmulas do STF e do STJ.
O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for contrária a súmulas de qualquer tribunal, uma vez que a uniformização deve ser em todo o país.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

teoria da jurisdição
1 pág.

Teoria Geral do Direito e do Processo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. O relator poderá dar provimento ao recurso depois de facultada a apresentação de contrarrazões, se a decisão recorrida for inadmissível, contrária a recursos repetitivos julgados pelos Tribunais Estaduais de todo o país ou contrária a súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image