Logo Passei Direto
Buscar
natural que em um Município sejam mantidos arquivos eletrônicos com informações sobre pacientes que frequentam as unidades de saúde municipais. Tais informações podem ter caráter cadastral (como endereço, telefone etc.) ou caráter médico (doenças, tratamentos, medicamentos, exames, diagnósticos etc.). Os dados dos pacientes mantidos em tais arquivos

(A) poderão ser acessados, independentemente de consentimento e para fins de tratamento médico, quando a pessoa estiver física ou legalmente incapaz.
(B) não poderão ser utilizados, em nenhuma hipótese, pelo prazo de 100 (cem) anos, independentemente de classificação de sigilo.
(C) poderão ter sua divulgação autorizada ou acessados por terceiros, independentemente de previsão legal ou consentimento expresso do paciente.
(D) não poderão ser utilizados, em nenhuma hipótese, pelo prazo de 25 (vinte e cinco) anos, se classificados como ultrassecretos.
(E) poderão ser utilizados para a realização de estatísticas e pesquisas científicas de evidente interesse público ou geral, desde que haja consentimento do paciente.
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à legislação sobre proteção de dados e privacidade, especialmente considerando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. (A) Poderão ser acessados, independentemente de consentimento e para fins de tratamento médico, quando a pessoa estiver física ou legalmente incapaz. - Esta alternativa pode ser considerada correta, pois em situações de emergência ou incapacidade, o tratamento de dados pode ser justificado sem consentimento. (B) Não poderão ser utilizados, em nenhuma hipótese, pelo prazo de 100 (cem) anos, independentemente de classificação de sigilo. - Esta afirmação é exagerada, pois a LGPD não estabelece um prazo tão longo sem possibilidade de uso. (C) Poderão ter sua divulgação autorizada ou acessados por terceiros, independentemente de previsão legal ou consentimento expresso do paciente. - Esta alternativa é incorreta, pois a divulgação de dados pessoais deve sempre respeitar a legislação e o consentimento do paciente. (D) Não poderão ser utilizados, em nenhuma hipótese, pelo prazo de 25 (vinte e cinco) anos, se classificados como ultrassecretos. - Embora existam classificações de sigilo, a afirmação de que não poderão ser utilizados em nenhuma hipótese é exagerada. (E) Poderão ser utilizados para a realização de estatísticas e pesquisas científicas de evidente interesse público ou geral, desde que haja consentimento do paciente. - Esta alternativa é parcialmente correta, mas a LGPD permite o uso de dados para pesquisa sem consentimento em certas condições, desde que respeitados os princípios da anonimização e do interesse público. Diante da análise, a alternativa que melhor se alinha com a legislação e as práticas de proteção de dados é a (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina