Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da autonomia do Ministério Público, prevista na Lei Complementar n° 25/98, assinale a alternativa incorreta:

a) Ao Ministério Público, organizado em carreira, é assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, cabendo-lhe, especialmente praticar atos e decidir sobre a situação funcional e administrativa do pessoal, ativo e inativo, da carreira e dos serviços auxiliares, organizados em quadros próprios.
b) Os órgãos do Ministério Público têm asseguradas instalações privativas nos edifícios onde exerçam suas funções, especialmente nos tribunais e nos fóruns, não lhes cabendo, todavia, a respectiva administração.
c) As decisões do Ministério Público fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e executoriedade imediata, ressalvada a competência constitucional dos Poderes Judiciário e Legislativo.
d) O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, encaminhando-a, por intermédio do Procurador-Geral de Justiça, diretamente ao Governador do Estado, que a submeterá ao Poder Legislativo.
e) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Ministério Público, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de dotações e recursos próprios e renúncia de receitas, será exercida pelo Poder Legislativo, mediante controle externo e pelo sistema de controle interno efetivado pelas superintendências administrativa, de finanças, de planejamento e coordenação, além de auditoria interna, mediante comissão integrada por servidores efetivos do quadro da carreira da instituição.
User badge image
Questões Para o Saber

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta em relação à autonomia do Ministério Público, conforme prevista na Lei Complementar n° 25/98. a) Esta alternativa fala sobre a autonomia funcional, administrativa e financeira do Ministério Público, o que está correto. O Ministério Público realmente tem essa autonomia. b) Esta alternativa menciona que os órgãos do Ministério Público têm instalações privativas, mas não têm a administração dessas instalações. Isso também está correto, pois a administração das instalações é de responsabilidade do Estado. c) Esta alternativa afirma que as decisões do Ministério Público, quando fundamentadas em sua autonomia, têm eficácia plena e executoriedade imediata, ressalvando a competência do Judiciário e Legislativo. Isso está correto. d) Esta alternativa diz que o Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária e a encaminhará ao Governador do Estado, que a submeterá ao Poder Legislativo. Isso está correto, pois o Ministério Público deve seguir os trâmites legais para a proposta orçamentária. e) Esta alternativa menciona que a fiscalização do Ministério Público será exercida pelo Poder Legislativo e por um sistema de controle interno. No entanto, a fiscalização do Ministério Público é feita pelo próprio Ministério Público, e não pelo Poder Legislativo, o que torna essa afirmação incorreta. Portanto, a alternativa incorreta é: e).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina