Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Conforme a Lei de Execução Penal, à Defensoria Pública, na regular execução da pena, cabe

A postular, caso seja necessário, o cumprimento de pena em outra comarca ou a inserção do preso no regime disciplinar diferenciado para preservar sua integridade física e mental.
B requerer a internação, a aplicação de medida de segurança e a remoção para o cumprimento de pena em outra comarca ou unidade da federação.
C solicitar a interdição de estabelecimentos prisionais e fiscalizar a execução de pena de natureza coletiva, somente.
D manter, obrigatoriamente, um defensor para atuar permanentemente nas unidades prisionais, em local apropriado, para prestar assistência jurídica, integral e gratuita a presos, egressos e seus familiares.
E atuar, por meio de núcleo especializado em execução penal, para dirimir conflitos e desordens de natureza coletiva e rebeliões mediante autorização do Conselho da Comunidade.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que a Lei de Execução Penal (LEP) estabelece sobre as atribuições da Defensoria Pública na execução da pena. A Defensoria Pública tem um papel fundamental na proteção dos direitos dos presos e na fiscalização da execução penal. Vamos analisar cada alternativa: A) Postular, caso seja necessário, o cumprimento de pena em outra comarca ou a inserção do preso no regime disciplinar diferenciado para preservar sua integridade física e mental. - Esta alternativa está correta, pois a Defensoria Pública pode atuar para garantir a integridade do preso. B) Requerer a internação, a aplicação de medida de segurança e a remoção para o cumprimento de pena em outra comarca ou unidade da federação. - Embora a Defensoria possa atuar em algumas dessas questões, a internação e a aplicação de medida de segurança são mais específicas e não abrangem a totalidade das atribuições. C) Solicitar a interdição de estabelecimentos prisionais e fiscalizar a execução de pena de natureza coletiva, somente. - Esta alternativa é limitada, pois a Defensoria Pública tem um papel mais amplo do que apenas fiscalizar penas coletivas. D) Manter, obrigatoriamente, um defensor para atuar permanentemente nas unidades prisionais, em local apropriado, para prestar assistência jurídica, integral e gratuita a presos, egressos e seus familiares. - Embora a assistência jurídica seja uma função da Defensoria, a obrigatoriedade de um defensor permanente não é uma exigência da LEP. E) Atuar, por meio de núcleo especializado em execução penal, para dirimir conflitos e desordens de natureza coletiva e rebeliões mediante autorização do Conselho da Comunidade. - Esta alternativa é mais específica e não abrange a totalidade das atribuições da Defensoria Pública. Diante da análise, a alternativa que melhor reflete as atribuições da Defensoria Pública na execução da pena, conforme a Lei de Execução Penal, é a) A postular, caso seja necessário, o cumprimento de pena em outra comarca ou a inserção do preso no regime disciplinar diferenciado para preservar sua integridade física e mental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

À luz da jurisprudência dos tribunais superiores, assinale a opção correta acerca das formas de ressarcimento do erário.

a) Fiscalização contábil e conclusão de procedimento junto ao tribunal de contas, com formação de título executivo extrajudicial, impedirão a propositura de ação de improbidade administrativa.
b) O ressarcimento ao erário não depende da formação de título executivo de nenhuma natureza.
c) O ressarcimento do erário dá-se somente com a formação de um título executivo judicial, por intermédio de ações coletivas.
d) Tanto o título executivo judicial quanto o extrajudicial formado no âmbito do tribunal de contas são instrumentos hábeis para o ressarcimento ao erário, podendo os dois coexistir.
e) A fiscalização do tribunal de contas será obstada caso se ajuíze ação de improbidade administrativa com o intuito de formar título executivo judicial para o ressarcimento do erário.

Com o intuito de dar apoio logístico à obra de construção de um hospital municipal, o prefeito de determinada cidade exarou ato declaratório informando a necessidade de utilização, por tempo determinado, de um imóvel particular vizinho à obra, o qual serviria como estacionamento para as máquinas e como local de armazenamento de materiais. Nessa situação hipotética, a modalidade de intervenção do ente público na propriedade denomina-se

a) ocupação temporária.
b) desapropriação.
c) requisição administrativa.
d) servidão administrativa.
e) limitação administrativa.

Aparelho de ressonância magnética adquirido pela prefeitura de determinado município e localizado em hospital de mesma municipalidade classifica-se, quanto à sua destinação, como bem público

a) dominical.
b) desafetado.
c) de uso especial.
d) municipal.
e) de uso comum do povo.

Mais conteúdos dessa disciplina