Logo Passei Direto
Buscar
Questão 1: Leia o trecho a seguir para responder à questão.

É preciso incorporar o aluno a um novo processo de produção de conhecimento, onde ele se sinta induído. A avaliação não pode obstruir essa possibilidade. Refletir sobre esta questão parece ser relevante para a saúde do projeto politico-pedagógico das escolas. Afinal, um pacto de qualidade requer a adequação e o compromisso de todos os atores envolvidos com a produção da qualidade nas escolas, eles devem exercer seu direito/dever de participar e refletir sobre os destinos da educação. Isso nos leva à questão do papel coletivo escolar (FREITAS, 2009, p. 32)

Freitas (2009), ao discutir o papel da avaliação da aprendizagem e da avaliação institucional afirma que a escola deve ultrapassar a função de instrução construir-se com uma função formativa. Nesse sentido, podemos afirmar que a avaliação consiste em um instrumento:

A) para verificar o resultado do processo de aprendizagem dos alunos por meio de quadros ou gráficos de

desempenho, evasão e aprovação

B) que permite desenvolver o enfoque competitivo e comparativo entre instituições de ensino, tendo em vista a

superação de metas com finalidade classificatória. C

) que fornece informações necessárias à escola a respeito da situação psicológica dos alunos, pais, professores e

funcionários, assim como do nível de aprendizagem dos alunos.

D) que dá oportunidade a uma autoconscientização e à tomada de decisões para a instituição, de forma coletiva e

continua, redirecionando a caminhada por meio da reflexão sobre a prática. E) que concentra-se na realização de análises do desempenho profissional de funcionários e professores, quanto à
User badge image
Wanessa Davila

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao papel da avaliação na educação, conforme discutido por Freitas (2009). A) Para verificar o resultado do processo de aprendizagem dos alunos por meio de quadros ou gráficos de desempenho, evasão e aprovação - Esta opção foca apenas na verificação de resultados, sem considerar a função formativa da avaliação. B) Que permite desenvolver o enfoque competitivo e comparativo entre instituições de ensino, tendo em vista a superação de metas com finalidade classificatória - Essa alternativa enfatiza a competição, o que não está alinhado com a proposta de uma avaliação formativa. C) Que fornece informações necessárias à escola a respeito da situação psicológica dos alunos, pais, professores e funcionários, assim como do nível de aprendizagem dos alunos - Embora essa opção traga um aspecto importante, não aborda diretamente a função formativa da avaliação. D) Que dá oportunidade a uma autoconscientização e à tomada de decisões para a instituição, de forma coletiva e contínua, redirecionando a caminhada por meio da reflexão sobre a prática - Esta alternativa reflete bem a ideia de uma avaliação formativa, que busca promover a reflexão e a melhoria contínua. E) Que concentra-se na realização de análises do desempenho profissional de funcionários e professores, quanto à - Esta opção parece incompleta e não aborda a avaliação do processo de aprendizagem dos alunos. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa a função formativa da avaliação, conforme discutido por Freitas, é: D) que dá oportunidade a uma autoconscientização e à tomada de decisões para a instituição, de forma coletiva e contínua, redirecionando a caminhada por meio da reflexão sobre a prática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina